A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou dois casos de raiva em morcegos. Em comunicado de risco, é relatado que, no último dia 5, laudo de exame laboratorial testou positivo para raiva em morcego recolhido na região administrativa de Sobradinho. Três dias antes, outro laudo havia apresentado resultado positivo para um morcego recolhido em Planaltina. Ambos os morcegos são da espécie Artibeus lituratus , conhecida como morcego-da-cara-branca, que se alimenta de frutos. Os animais que testaram positivo, segundo a secretaria, tiveram contato apenas com cães, “não tendo se verificado exposição humana”. “Diante do cenário epidemiológico atual, que evidencia a circulação do vírus da raiva em morcegos do Distrito Federal, e considerando a altíssima letalidade da doença – aproximadamente 100% – torna-se imprescindível intensificar as medidas de prevenção, vigilância e controle”, informou a Secretaria de Saúde. Ainda segundo o comunicado, ao longo dos próximos dias...
OAB Ceará realiza audiência pública virtual sobre o uso da hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento da infecção pela COVID-19
Nesta quarta-feira (27), às 14h, a OAB Ceará, através da Comissão de Saúde, realizará uma audiência pública virtual para discutir o uso da hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento da infecção pela COVID-19.
O novo coronavírus ainda é pouco conhecido pela ciência. Os efeitos desse vírus têm sido desastrosos para a população mundial. No sentido de combater os seus efeitos, vários estudos estão sendo elaborados e os mais diversos protocolos clínicos no tratamento desta moléstia estão sendo adotados no mundo todo. O presidente da comissão, Ricardo Madeiro, explica que “no Brasil, surgiram três correntes sobre o uso da hidroxicloroquina/cloroquina entre os médicos, estudiosos e pesquisadores: a não inclusão da hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento para COVID-19; sua inclusão no tratamento e a inclusão na fase avançada. Diante de toda essa polêmica, surgiu a insegurança jurídica para as entidades públicas, privadas e para os profissionais médicos prescritores. Daí a necessidade de promover o debate científico sobre a matéria”, disse.
O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; a vice-presidente, Vládia Feitosa; e o presidente da Comissão de Saúde da OAB Ceará, Ricardo Madeiro; assinaram o ofício encaminhado na segunda-feira (25) para autoridades em saúde, convidadas a participar como debatedoras da Audiência Pública virtual. O documento foi enviado para: o secretário de saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho; a Secretária de Saúde do Município de Fortaleza, Joana Angélica Paiva Maciel; a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro; o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Marcelo Alcântara Holanda; Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto; o infectologista e Chefe do Departamento de Medicina Clínica – Pro Tempore da Universidade Federal do Ceará, Anastácio Queiroz de Sousa; a Médica Imunologista, Oncologista clínica e Cientista, Nise Hitomi Yamaguchi; o Professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Manoel Odorico de Moraes Filho; e a Professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Maria Elisabete Amaral de Moraes.
Já confirmaram participação: o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Marcelo Alcântara Holanda, que representará o secretário de saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho; a Secretária de Saúde do Município de Fortaleza, Joana Angélica Paiva Maciel; a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro;; Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto; o infectologista e Chefe do Departamento de Medicina Clínica – Pro Tempore da Universidade Federal do Ceará, Anastácio Queiroz de Sousa; e a Médica Imunologista, Oncologista clínica e Cientista, Nise Hitomi Yamaguchi.
O evento terá transmissão pelo Canal do Youtube da OABCE (oabcenatv).
Serviço:
Audiência Pública Virtual sobre o uso da hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento da COVID-19
Data: 27 de maio (quarta-feira)
Hora: 14 horas
Transmissão: Canal do Youtube OABCE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.