Apesar do bloqueio de R$ 6 bilhões determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) , o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o programa Pé-de-Meia não será interrompido. Segundo ele, o pacote de corte de gastos aprovado no fim do ano passado estabelece medidas que colocam o programa no Orçamento da União, apesar de a Advocacia-Geral da União (AGU) manifestar preocupações. “Não vai ter descontinuidade [no Pé-de-Meia]. Isso, eu posso garantir. O que falei aos ministros é que todos os encaminhamentos estão sendo feitos para garantir a continuidade do programa”, disse Haddad após voltar de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira. O encontro durou cerca de nove horas, na residência oficial da Granja do Torto. Na noite de quarta-feira (22), a AGU entrou com recurso no Tribunal de Contas da União (TCU) para pedir a rever...
Faculdade CDL promove webinar sobre os impactos e as transformações provocadas pela Covid-19 na Logística
A Faculdade CDL promove na quinta-feira, dia 04 de junho, às 19h, em sua página do YouTube, um webinar sobre “Impactos e transformações na logística e nas cadeias de suprimentos”. A escolha do tema é uma alusão ao Dia Mundial da Logística, celebrado em 06 de junho, data que ficou conhecida mundialmente como o “Dia D” em referência ao maior movimento logístico que se tem registro na história: o desembarque das forças aliadas na França durante a II Guerra Mundial.
O evento online será conduzido por Igor Pontes, professor do curso de Logística da Faculdade CDL, e contará com a participação de dois consultores e escritores de best-sellers, Silvio Pires e Marco Aurélio Dias. Ambos, com vasta experiência no setor de logística e com trabalhos realizados em empresas de renome nacional e internacional.
Segundo Igor Pontes, a pandemia ressaltou a “logistização” do mundo, ou seja, no mundo tecnológico e virtualizado, o movimento das mercadorias, como bens essenciais (alimentos e medicamentos) ou bens de consumo, só é possível com bons sistemas logísticos. Para ele, está posto um novo padrão de convívio social, no qual é preciso idealizar o “novo normal” das relações comerciais amparado por uma logística adaptada a novas práticas e hábitos.
“Nesse novo ambiente, novos hábitos geram novos serviços como, por exemplo, ‘restaurantes fantasmas’, só com delivery, entregas sem contato humano, do tipo ‘deixe à minha porta’, coleta de compras nas lojas, etc. Entender essa realidade é se preparar para o futuro. O e-commerce passará a ter um novo patamar de importância. A questão é como realmente viabilizar o transporte fracionado”, pontua o professor.
Igor Pontes avalia ainda que a pandemia deixou às claras a fragilidade das cadeias de produção, a falta de visibilidade entre os atores produtivos e a dependência do mundo à economia chinesa. O fenômeno das “compras de pânico”, motivadas pelo sentimento de medo do desabastecimento, expôs vários problemas dos sistemas de e-commerce.
Durante o webinar, os convidados vão falar sobre os impactos imediatos do coronavírus na logística das empresas, na gestão de estoques e nas cadeias de suprimentos, tanto nacionais como global. Além disso, serão debatidos também os níveis de ruptura de produtos, as tendências da “nova normalidade” na logística de distribuição, nos estoques e as reconfigurações nas cadeias de fornecedores.
PARTICIPANTES
SÍLVIO PIRES – É doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou por cinco anos como gerente de planejamento e controle de produção na Villares - General Electric (Equipamentos mecânicos pesados) no Brasil. Prestou consultoria e treinamento em diversos trabalhos desenvolvidos para SAP, Volkswagen, Embraer, Gerdau (aço), International Paper e Editora Grupo Editorial Moderna-Santillana. É autor de livros como “Gerenciamento da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégia, práticas e casos” e “Prestadores de serviços de logística: integração de operações em cadeias de suprimentos”, ambos da Ed. Atlas; e Gestão Estratégica de Produção”, da Unimep Publishing.
MARCO AURÉLIO DIAS – É mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – COPPEAD). Durante sua jornada profissional passou por empresas como a Gillette do Brasil Ltda, ICOMI Indústria e Comercio de Minérios, Monsanto do Brasil, Cattalini Transportes e Frette Logística & Multimodal Ltda. Entre os livros de sua autoria estão “Administração de materiais: uma abordagem logística”, “Transporte e distribuição física”, “Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão”, e “Gerencia de materiais: a eficácia da administração de materiais: um modelo para situações de crise e incerteza”, todos da Ed. Atlas. Foi indicado ao prêmio JABUTI, em 2013, e ganhador do prêmio BRAHMA de Administração, em 1983.
IGOR PONTES – É graduado em Ciência Econômicas e Mestre em Economia do Setor Público, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Gestão Estratégia e Logística e doutor em Ciências de Gestão, ambos pela Aix-Marseille Université (França). Atualmente é consultor e professor da Escola de Negócios da Faculdade CDL, onde ministra disciplinas nas áreas de logística e economia e desenvolve pesquisas.
SERVIÇO
Webinar “Impactos e transformações na logística e nas cadeias de suprimentos” – Dia 04 de junho de 2020, às 19h, no canal do YouTube da Faculdade CDL.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.