Iniciativa fortalece a segurança de banhistas por meio de reforço de efetivo e ações preventivas durante o período de maior fluxo turístico no Estado. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, nesta quinta-feira (4), a solenidade de lançamento da Operação Alta Estação 2025 , que marca o início das ações intensificadas de prevenção e salvamento aquático durante os meses de dezembro e janeiro — período em que o Estado recebe um grande fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros. A cerimônia contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e do comandante-geral em exercício do CBMCE, coronel Wagner Alves Maia, entre outras autoridades civis e militares. A Operação, executada pelos guarda-vidas do Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMar) , amplia significativamente a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros nas áreas litorâneas mais procuradas durante a alta estação. Neste ano, o CBMCE reforça ...
Rede Sustentabilidade, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) ajuizaram no Supremo Tribunal Federal (STF) a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 690, em que contestam atos do Poder Executivo Federal que restringiram a publicidade dos dados relacionados à Covid-19. A pretensão é que o Ministério da Saúde seja compelido a dar publicidade, diariamente, até as 19h30, aos dados sobre casos confirmados, óbitos, recuperados, hospitalizados e outros. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.
Manipulação
No pedido, os partidos afirmam que, por três dias seguidos na última semana, o Ministério da Saúde retardou a divulgação dos dados sobre a pandemia em sua página na internet. Posteriormente, sem nenhuma justificativa legítima, alterou o formato do Balanço Diário da Covid-19, omitindo dados como o total de casos confirmados, de casos recuperados e de óbitos, o acumulado nos últimos três dias, o número de mortes em investigação e o de pacientes que ainda estão em acompanhamento.
Para os partidos, a retenção dessas informações inviabiliza o acompanhamento do avanço da Covid-19 no Brasil e atrasa a implementação de políticas públicas sanitárias de controle e prevenção da doença, além de representar afronta à população o fato de existir qualquer intenção de manipulação de dados. “A plenitude de acesso é necessária para a detecção de falhas na assistência à saúde da população nas unidades da rede espalhadas pelo país”, sustentam. A imposição de um “verdadeiro sigilo” sobre informações e a intenção de reavaliar os dados estaduais da doença escondem, segundo eles, a ineficiência e o descaso do governo federal diante da pandemia.
Os partidos alegam que as medidas violam preceitos fundamentais da Constituição Federal que tratam do direito à vida e à saúde, do dever de transparência da administração pública e do interesse público.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.