Pular para o conteúdo principal

Adolescente suspeito de mortes no Jangurussu é capturado pela PCCE

  Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...

Justiça mantém sentença que determina construção de abrigo para animais em Barbalha

3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve sentença de 1º Grau determinando a construção de um local adequado para abrigar animais de rua (Centro de Zoonoses) e possibilitar a atuação do Departamento de Endemias e Vigilância Sanitária em Barbalha, na região do Cariri. Ao todo, foram julgados 109 processos durante sessão realizada por videoconferência nessa segunda-feira (03/08). A reunião durou 1h30, incluindo três sustentações orais de 15 minutos cada uma.

“A pendência não é nova. Há tempos o apelante [Município] se comprometeu em solucionar o transtorno, não sendo razoável remeter referida resolução para um futuro distante. Até porque a alegação genérica de falta de recursos não se revela apropriada, posto que o ente público teve inúmeras oportunidades de organizar seu orçamento para uma demanda tão importante para os munícipes”, destacou em seu o voto o relator da matéria, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes.

Segundo os autos, o Ministério Público estadual interpôs ação civil pública de obrigação de fazer contra o Município em razão dos problemas de saúde e segurança causados por animais soltos nas ruas de Barbalha. Instaurou Inquérito Civil para investigar a epidemia de leishmaniose visceral canina (calazar) ocasionada pelo grande número de cães abandonados e pela inexistência de estrutura adequada para acolhê-los e tratá-los.

Acrescentou que o Departamento de Vigilância Sanitária não capturava os animais devido à inexistência de local adequado. Relatou que a construção do canil estava em fase de licitação desde maio de 2012, não tendo o Município fornecido mais informações acerca do procedimento. Disse ainda que pessoas foram atacadas por cães soltos nas ruas.

Citado, o Município não apresentou contestação. Ao analisar o caso, o Juízo da 3ª Vara de Barbalha julgou procedente o pedido e determinou a adoção das providências necessárias para a construção do Centro de Zoonoses, possibilitando a atuação da Vigilância Sanitária. Estabeleceu prazo de seis meses, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00.

Inconformado, o ente público recorreu (nº 0015462-30.2017.8.06.0043) da sentença ao TJCE. Afirmou que a imposição de construir um local apropriado para abrigar animais configura ingerência do Judiciário na Administração local. Argumentou que não dispõe de orçamento suficiente, necessitando de previsão dos gastos nas leis orçamentárias para fazer a construção.

O órgão ministerial sustentou inexistência de violação ao princípio da separação dos poderes quando o Judiciário intervém para pôr em prática os direitos fundamentais. Defendeu também que o meio ambiente e a saúde pública não podem ficar à mercê da morosidade da municipalidade.

Ao analisar o recurso, o desembargador Abelardo Benevides rebateu a alegação de ingerência na Administração local explicando que a “situação emergencial configura excepcionalidade, recomendando ao Poder Judiciário uma postura firme para garantir melhores condições ambientais e de saúde para a população barbalhense”.

O voto foi acompanhado por unanimidade pelos desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes, Inácio de Alencar Cortez Neto e a juíza convocada Rosilene Ferreira facundo, que participaram da sessão virtualmente. Os trabalhos são coordenados pelo servidor David Aguiar Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.