Pular para o conteúdo principal

Vem Brincar, Fortaleza movimenta a Cidade da Criança neste domingo (21/04

  O projeto desenvolve ações de estímulo ao brincar em espaços públicos em contato com a natureza e atividades recreativas   COMPARTILHAR   A próxima edição do Vem Brincar, Fortaleza já tem data marcada: será no domingo (21/04), de 8h às 11h, na Cidade da Criança, no Centro. Um projeto que vem atraindo as famílias fortalezenses e estimula o brincar livre em espaços públicos. A iniciativa desenvolve ações de estímulo ao brincar em contato com a natureza, com o objetivo de incentivar a ocupação do espaço público. E oferece atrações e serviços para as crianças e seus cuidadores. Na programação, estão previstas diversas atividades recreativas com foco na diversão, educação, sustentabilidade e serviços como emissão de carteira de estudante e Bilhetinho. O Vem Brincar, Fortaleza é realizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Fortaleza (Secultfor), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e A

Pesquisas da Uece podem ajudar a impulsionar produção de hidrogênio no Ceará

 Produzir energia no ritmo e na quantidade suficientes para o desenvolvimento econômico sem prejudicar o meio ambiente é um dos grandes desafios enfrentados em todo o mundo. Uma alternativa que vem amadurecendo nos nas últimas décadas e que deve se transformar em uma das principais fontes de energia nos próximos anos é a utilização do hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis em um processo no qual não há a emissão de carbono. No Ceará, o futuro dessa fonte de energia é promissor, uma vez que o Governo do Estado lançou, em fevereiro deste ano, o Hub de Hidrogênio, e que instituições de ensino como a Universidade Estadual do Ceará (Uece) acumulam décadas de estudos na área.


“O Ceará possui as condições necessárias para ser um grande produtor de gás hidrogênio verde. O Estado hoje é um dos maiores produtores de energia limpa por meio de fontes renováveis como a eólica e a solar, que podem ser utilizadas para a produção de hidrogênio verde, reduzindo consideravelmente a poluição ambiental e proporcionando uma fonte de energia adequada para empreendimentos que se instalarem aqui, sobretudo aqueles na área de fertilizantes e siderurgia”, destaca o professor Lutero Carmo de Lima, professor do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Uece e pesquisador da área de hidrogênio há mais de duas décadas.

Conforme o professor, o Ceará sai na frente no processo de diversificação da matriz energética e tem potencial para ser um dos maiores produtores brasileiros de hidrogênio verde, impulsionando a indústria local sem ameaçar a sustentabilidade ambiental. A criação do Hub de Hidrogênio é um passo importante para aproveitar o potencial local e os benefícios do combustível, cujo principal obstáculo à produção consiste no custo maior que o de outras fontes, tendo em vista que a produção e o armazenamento de hidrogênio requerem tecnologia moderna. Esse entrave, contudo, já está sendo superado e, até 2030, o hidrogênio deverá ficar competitivo em relação a outras fontes de energia, conforme o Green hydrogen cost reduction, relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês) divulgado no início deste ano.

Para Lutero, a produção de energia a partir do hidrogênio verde deve começar a virar realidade no Ceará em dois ou três anos, podendo levar de 10 a 15 anos para amadurecer. “O Ceará vai se destacar no Brasil e, talvez, no mundo. A proposta da Uece não é produzir hidrogênio para exportar esse combustível, mas para que ele seja utilizado pelos empreendimentos que estão instalados aqui. A Siderúrgica do Pecém, por exemplo, que hoje utiliza carvão, no futuro deverá ser movimentada por hidrogênio no futuro. O hidrogênio pode ser usado para a produção de ferro e fertilizante agrícola, por exemplo, ou ser agregado ao gás natural, deixando-o mais energético”, diz.

Estudos de viabilidade

O professor acrescenta que a Uece pode agregar valor aos trabalhos para tornar o Ceará um grande produtor de hidrogênio, tendo em vista sua larga experiência com pesquisas na área, as relações internacionais que mantém com pesquisadores e empresários interessados no hidrogênio e a expertise da Universidade para a realização de estudos de viabilidade econômica e formação de mão de obra qualificada.

“A Uece tem conhecimento e boas relações com investidores internacionais que já dominam a tecnologia de produção de hidrogênio. Assim, podemos trabalhar para ajudar a atrair esses investidores com tecnologia pronta para o Ceará. O uso do hidrogênio na atividade de produção de fertilizantes é muito promissor, pois grandes produtores mundiais de fertilizantes já dominam a produção de hidrogênio e poderiam se instalar no Estado. Vejo o Ceará, no futuro, como um grande produtor de fertilizante agrícola, que poderá ser exportado para diferentes países, tendo em vista a posição geográfica privilegiada do nosso Estado”, destaca Lutero.

Formação de mão de obra

De acordo com o professor, a Uece já formou pelo menos 15 profissionais dedicados à pesquisa na área do hidrogênio verde, sendo a maioria ex-alunos do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas.

“Temos pesquisas sobre o tema que podem ser fundamentais para o sucesso da produção de hidrogênio verde no Estado. Adaptamos, por exemplo, um modelo mundial de viabilidade do hidrogênio em todos os aspectos em um cenário de 100 anos no Brasil, até 2099, considerando como seria o desenvolvimento do País se a gente adotasse a economia do hidrogênio produzido a partir da energia solar ou eólica. A Uece está preparada para continuar os estudos de viabilidade econômica do hidrogênio no Ceará e formar a mão de obra necessária para que o Estado explore da melhor forma possível as possibilidades decorrentes dessa fonte de energia”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.