Pular para o conteúdo principal

Bruna Ene e Coletivo As Travestidas entre as atrações da semana no Festival Online Festa do Sol no YouTube

 

 

Associação Movimentos e Secult-CE realizam a Festa do Sol, que teve início em maio e segue até o final de julho, como resultado de ação da Lei Aldir Blanc.

 

A tradição popular do Cariri, o samba negro e o corpo em performance estão entre as artes que marcam a programação desta semana no Festival Online Festa do Sol, de quarta (23) a domingo (27 de junho), a partir das 17h30 no canal do evento no YouTube. Até o dia 03 de julho o festival segue com a categoria “Signos do Zodíaco”, apresentando mostras de repertório. O canal pode ser acessado através do site www.festadosolce.com e das redes @festadosolce (Instagram e Facebook).

 

Circuito de artes, cultura e negócios criativos, o Festival Online Festa do Sol começou  no dia 28 de maio e acontece até o final de julho como resultado da ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. É uma realização da Associação Movimentos, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

 

AS ATRAÇÕES DA SEMANA

 

Na quarta-feira, dia 23, às 17h30, o Grupo Ninho de Teatro, do Crato, abre a programação da semana com a mostra “Memórias em Movimento A Tradição Popular do Cariri nos Terreiros do Brasil”. Às 19h, as músicas nordestina e brasileira estão no repertório da mostra da Filarmônica Estrelas da Serra, de Croatá, com orquestra e quarteto de saxofones. Ainda na quarta-feira, às 20h30, o artista Marcello Emiliano, de Morada Nova, apresenta a mostra de performance “Comboio de Corda de Performances LGBTQIA+”.

 

Na quinta-feira, dia 24, são atrações no festival o Coletivo Nossa Voz, de Fortaleza, às 17h30 com a mostra “Nossa Vez”; Mostra de artes mágicas de Ed Magic e Ases do Cariri às 19h;  mostra “Zingaros”, às 20h30, com Junior Crato e Fabrício da Rocha, do Crato; e mostra “Samba Negro”, às 21h30, com Quesia Carvalho e Kelvin Mota, de Sobral.

 

A cantora e compositora Bruna Ene, de Eusébio, abre a programação na sexta-feira, 25, com a mostra “Live in Casa – Sentimentos”, às 17h30, onde apresenta dois trabalhos, “Esperança” e “Liberdade”. Às 19h, acontece a mostra “Nós na Cena Virtual”, do Grupo Nós de Dança, de Sobral, com o espetáculo “DançaDouro” e o experimento cênico virtual “Ubuntu2020”. Encerrando a noite, na mostra do Coletivo As Travestidas, de Fortaleza, serão apresentados “Quem tem medo de Travesti” e “BR-TRANS”.

 

A dança abre a programação de sábado, 26, às 17h30, com a Cia Balé Baião, de Itapipoca, apresentando a mostra “Insurgências Dançantes”, e encerra às 21h com Ângelo William, um artista periférico, de Fortaleza, com a mostra “Pé no chão, no pé da mão, pé de dança: Narrativas Periféricas”. A mostra de curtas-metragens de animação “Apocalíptica”, de Chico Henrique, de Quixeré, será apresentada às 19h e, na sequência, às 19h30, o Projeto Canta Mina, de Sobral, apresenta a mostra “Cantamina | Em Casa”.

 

Fechando o fim de semana, no domingo, dia 27, música e teatro marcam a programação com atrações de Fortaleza. Começa com a Caravana Cultural e Afoxé Acabaca, apresentando a mostra “Mostra Encontro de Tambor” às 17h30. A cantora Fabíola Liper é atração às 20h com a mostra “Fabíola Líper: cantando e contando suas músicas”. E às 21h, o palco virtual da Festa do Sol recebe a atriz Maria Vitória com a mostra “A Todas as Marias”, composta por “VIOLETA, depois de viver um século” e “Tudo ao Mesmo Tempo Agora”.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

 

Os signos levam os nomes das constelações que se encontram no zodíaco há 2 mil anos. Como constelações que revelam personalidades, as 54 mostras da categoria Signos do Zodíaco revelam a diversidade e a pluralidade de linguagens e estilos, características da rica produção cultural cearense, e cada uma delas é representada por um signo.

 

23 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA

VIRGEM. Elemento: Terra. Busca pela superação, perfeição, organização, trabalho. A busca pela perfeição pode ser bem presente na personalidade de quem tem o sol no signo de Virgem. Naturalmente adeptos da praticidade.

 

17h30 - [TEATRO] Grupo Ninho de Teatro [Crato]

Mostra Memórias em Movimento - A Tradição Popular do Cariri nos Terreiros do Brasil

“Etapa Sudeste e Norte” e  “Etapa Centro Oeste e Sul”        

 

19h - [MÚSICA] Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra [Croatá]

Mostra Filarmônica Estrelas da Serra

Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra: “Músicas Nordestinas”

Quarteto de Saxofones Estrelas da Serra: “Música Brasileira”

 

20h30 - [PERFORMANCE] Marcello Emiliano [Morada Nova]

Mostra Comboio de Corda de Performances LGBTQIA+

“Menino Deus” e “Um Corpo Que Fala”

 

24 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

LIBRA. Elemento: ar. Quem tem um acúmulo de planetas em Libra pode ter uma forte conexão com as artes, ou até ter facilidade para viver uma carreira artística. Talento para viver a dois, mediador de conflitos, comunicativo,.

 

17h30 - [MÚSICA] Coletivo Nossa Voz [Fortaleza]

Mostra Nossa Vez

‘'A Nossa Voz Tem Vez’’ e “Pode Bater o Tambor”

 

19h - [CIRCO] Ed Magic, Mr Van, Poupacinha clown magic e Mágico Thiago [Juazeiro do Norte]

Mostra de artes mágicas Ed Magic e Ases do Cariri 

“Mostra Fantasy Magia - Mágico Ed Magic” e “Mostra de Artes Mágicas - Coletivo Ases do Cariri”

 

20h30 - [MÚSICA] Junior Crato e Fabrício da Rocha [Crato]

Mostra Zingaros

“Selestrial” e “Euphonia”

 

21h30 - [MÚSICA] Quesia Carvalho e Kelvin Mota [Sobral]

Mostra Samba Negro

“Compositores Negros do Samba” e “Compositoras Negras do Samba”

 

25 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

ESCORPIÃO. Elemento: água. Intuição e generosidade, profundo, obstinado, se dá bem com dinheiro, A força e capacidade de se reinventar, mesmo diante de situações muito desafiadoras, são características marcantes.

 

17h30 - [MÚSICA] Bruna Ene [Eusébio]

Mostra Live in Casa - Sentimentos

“Esperança” e “Liberdade”

 

19h - [DANÇA] Grupo Nós de Dança [Sobral]

Mostra Nós na Cena Virtual – Nós de Dança

Espetáculo “DançaDouro” e experimento cênico virtual “Ubuntu2020”

 

21h - [TEATRO] Coletivo As Travestidas [Fortaleza]

Mostra As Travestidas

“Quem Tem Medo de Travesti” e “BR-TRANS”

 

26 DE JUNHO – SÁBADO

SAGITÁRIO. Elemento: fogo. Vontade de aprender, vê o futuro, inteligente, profundo, Vaidoso e bem humorado, quem tem sol em Sagitário costuma enxergar com facilidade o lado positivo de cada situação. Cidadãos do mundo.

 

17h30 - [DANÇA] Cia Balé Baião [Itapipoca]

Mostra Insurgências Dançantes

“Entre Pontos Riscados” e “Estado de Luta”

 

19h - [ARTES VISUAIS] Chico Henrique [Quixeré]

Mostra Apocalíptica 

Curtas-metragens de animação “Anirus” e “Realidade Virtual”

 

19h30 - [MÚSICA] Projeto Canta Mina [Sobral]

Mostra Cantamina | Em Casa

“Alpendre Mona Gadelha (Autoras)” e “Sala Maria Bethânia (Intérpretes)”

 

21h - [DANÇA] Ângelo William, um artista periférico [Fortaleza]

Mostra Pé no chão, no pé da mão, pé de dança: Narrativas Periféricas

“Pega a Visão” e “Lancei, mais uma vez”

 

27 DE JUNHO – DOMINGO

CAPRICÓRNIO. Elemento: Terra. Praticidade e maturidade podem ser características fortes em pessoas com o sol no signo de Capricórnio. Independentes, costumam fazer seu próprio caminho, honestidade e fidelidade, trabalho, família.

 

17h30 - [MÚSICA] Caravana Cultural e Afoxé Acabaca [Fortaleza]

Mostra Encontro de Tambor

“Afoxé Acabaca” e “Caravana Cultural”

 

20h - [MÚSICA] Fabíola Liper [Fortaleza]

Mostra Fabíola Líper: cantando e contando suas músicas

“Minha casa é a minha cara” e “Toda música tem uma história”

 

21h - [TEATRO] Maria Vitória [Fortaleza]

Mostra A TODAS AS MARIAS

“VIOLETA, depois de viver um século” e “Tudo ao Mesmo Tempo Agora”

 

EM JULHO

 

Após “Signos do Zodíaco” será a vez da programação “Sistema Solar”, categoria composta por oito programas a acontecer até o final de julho. Será também o mês das ações de formação e negócios criativos, que ocorrerão através de um ônibus virtual no site do festival.

 

SERVIÇO

Festival Online Festa do Sol – Programação SIGNOS DO ZODÍACO (mostras de repertório) - de 11 de junho a 03 de julho no canal Festa do Sol no YouTube, com início às 17h30. A programação pode ser consultada no site: www.festadosolce.com. Instagram: @festadosolce. Facebook: Festa do sol CE. Informações: festadosolce@gmail.com.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!