Pular para o conteúdo principal

A saúde bucal dos idosos

 

Especialista alerta sobre os principais problemas odontológicos da melhor idade


A população brasileira de idosos vem crescendo nas últimas décadas. É o que mostra um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Dos cerca de 210 milhões de habitantes do país, 37,7 milhões de brasileiros possuem 60 anos ou mais. Diante desse cenário, os profissionais de saúde buscam cada vez mais capacitação e conhecimentos específicos para tratar e manter a qualidade de vida desse público, inclusive a saúde bucal.


Desde 2002, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a odontogeriatria como uma especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento no cuidado com a boca. A Diretora Clínica da Odontoart, Dra. Sandra Silveira, destaca que manter a higiene bucal em dia é essencial em qualquer fase da vida. "A odontogeriatria trabalha para que o idoso coma bem, fale bem e garanta sua saúde bucal", resume.


A perda dos dentes não é um fator exclusivo do envelhecimento. Está muito mais vinculada ao histórico de vida do indivíduo e seus hábitos de higiene. "Muita gente ainda cultiva a falsa ideia de que quando ficar idoso perderá os dentes, como se isso fosse um processo natural. Com uma rotina de cuidados, os nossos dentes podem durar a vida inteira", reforça Dra. Sandra.


Problemas mais comuns

Mesmo entre os idosos que conseguiram preservar seus dentes, a cárie, a boca seca e a doença periodontal são as principais queixas dos mais velhos. Por se tratar de um problema inflamatório e infeccioso indolor, o controle da doença periodontal pode passar despercebido e levar ao desequilíbrio de doenças sistêmicas, além da perda dos dentes. 


Dra. Sandra alerta que a saúde bucal dos idosos é resultado da soma da higiene diária dos dentes e das próteses. "A escovação mecânica com creme dental é responsável por 95% do processo. Também devem entrar em cena o uso de fio dental e as visitas regulares ao dentista. Qualquer que seja a situação bucal — dentes naturais, próteses, implantes, restaurações etc. —, o idoso deve fazer um trabalho de prevenção em sua saúde bucal para ter um maior controle de sua saúde geral", finaliza.


Cuidados importantes para a higiene bucal na melhor idade:


  • A higiene dos dentes deve ser feita após as refeições utilizando uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor;

  • Complemente a higiene bucal passando fio dental entre todos os dentes;

  • Manter uma alimentação saudável também ajuda a garantir a saúde bucal;

  • Beba muita água para ajudar nos eventuais incômodos com a redução de saliva;

  • Se você utiliza prótese dentária, siga rigorosamente as instruções do seu dentista para higienizá-la corretamente;

  • Consulte um dentista regularmente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!