Pular para o conteúdo principal

Julho Verde alerta para o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

 


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados a cada ano em todo o país, o que resulta em cerca de 10 mil mortes.


O mês de julho volta as atenções para o diagnóstico e o tratamento do câncer de cabeça e pescoço. A campanha Julho Verde tem como objetivo promover informação e treinamento para o enfrentamento da doença. O mês é celebrado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), desde 2016, e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Internacional para o Controle do Câncer. 


A doença se refere a todos os tumores malignos que podem aparecer nas estruturas localizadas acima do nível das clavículas, ou seja, que pode atingir regiões como boca, fossas nasais, faringe, laringe; os ossos da face; os tumores de pele da face, do pescoço e do couro cabeludo; as neoplasias malignas das glândulas salivares e também o câncer da tireóide e das paratireóides podem ser acometidas. Essas regiões da cabeça, quando agrupadas, representam hoje a segunda maior incidência em homens brasileiros.


O que tem preocupado especialistas é que, a cada dez pessoas que investigam a doença, seis são diagnosticadas em estágio avançado, o que significa que as chances de cura caem para em torno de 40%. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de cabeça e pescoço podem chegar a 90%. De acordo com o INCA, 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados a cada ano, o que resulta em cerca de 10 mil mortes.


“O diagnóstico precoce é a nossa principal arma quando se trata esse tipo de problema, isso porque, quando a doença avança piora muito a situação do paciente, ele se opera numa situação clínica muito mais complicada e, às vezes, podem ser necessários tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia. Quanto antes começar o tratamento, melhor”, orienta Dr. Francisco Bomfim Jr, cirurgião de cabeça e pescoço da Oncovie


Causas


Especialistas alertam que o primeiro fator que pode ocasionar o câncer de cabeça e pescoço é o excesso de exposição à luz solar. Cerca de 60% dos casos ocorrem na região da cabeça e pescoço. De acordo com Dr. Bomfim, a situação do paciente pode ser agravada quando o hábito de fumar e de consumir grandes quantidades de álcool é uma rotina do indivíduo. Segundo o especialista, o efeito desses dois fatores se multiplica quando a mesma pessoa associa os dois hábitos. 


“O cigarro é um clássico fator envolvido nesse tipo de câncer, sendo a principal causa do câncer de boca, garganta e laringe. Quando esse hábito é associado ao álcool, o risco de aparecer um câncer aumenta em torno de quatro a oito vezes. Há também, atualmente, o risco do HPV, que é o vírus do papiloma humano em que alguns tipos desses vírus podem ser causadores de câncer de garganta ou de orofaringe”, explica o especialista. 


Prevenção


Alguns cuidados podem ser tomados para evitar esse tipo de câncer. 

  • Usar chapéu, boné, filtro solar, evitar exposição nos horários de maior insolação

  • Evitar o tabagismo.

  • Evitar o consumo de álcool

  • Na prevenção do câncer de orofaringe é fundamental a prática do sexo de forma segura e muito importante a vacinação contra o HPV para as crianças de ambos os sexos, antes do início da vida sexualmente ativa.


Tratamento


As principais opções de tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles podem ser utilizados. Segundo o Dr. Bomfim, os pacientes podem ser tratados de forma diferente para cada tipo de câncer que possa surgir na região da cabeça e pescoço. 


“É importante entender que a cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade que tem as suas complexidades em que tendemos sempre a preservar as funções do órgãos, mas nem sempre é possível. Então, quanto menor o tumor, menos avançada a doença, mais fácil para o cirurgião tratar o problema. O câncer de cabeça e pescoço, no Brasil, continua sendo um grande desafio no século XXI”, alerta Dr. Bomfim.


Sobre a Oncovie


O Centro de Oncologia e Hematologia congrega em um mesmo endereço todos os elos para a cadeia de cuidados: prevenção, diagnóstico e tratamento, bem como um amplo leque de serviços que auxiliam no enfrentamento da doença, contribuindo para minimizar seus impactos e otimizar a qualidade de vida. É composta por uma equipe de multiprofissionais, com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado, ético e baseado nos mais novos protocolos obedecendo ao conceito de sustentabilidade. A Oncovie busca constantemente a excelência na atenção aos seus clientes, e para isso entende que as parcerias são imprescindíveis. Tem como missão oferecer atendimento de excelência aos clientes proporcionando ao paciente oncohematológico e reumatológico um tratamento de caráter multidisciplinar, com detecção precoce, acurácia no diagnóstico e posterior tratamento individualizado ambulatorial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.