Pular para o conteúdo principal

Soltura: após tratamento e reabilitação no RN, Albatroz-de-nariz-amarelo resgatado pela Semace em Trairi volta ao seu habitat natural

 


O albatroz-de-nariz-amarelo encontrado no dia 12 de junho por pescadores na praia de Mundaú, município de Trairi, está de volta ao seu habitat natural. O animal, que se apresentava apático e com dificuldades de voar, foi mantido em residência de uma colaboradora da localidade até ser resgatado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A aveque recebeu tratamento e reabilitação pela equipe do Centro de Reabilitação de Fauna Marinha do Projeto Cetáceos da Costa Branca – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), foi solta na sexta-feira (02), na Praia de Upanema, município de Areia Branca (RN).


O animal foi encaminhado pela Semace para o PCCB-UERN, localizado em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, onde foi submetido a tratamento veterinário especializado e ser devolvido à natureza. Assim que a ave marinha deu entrada ao Centro de Reabilitação (PCCB-UERN) foi iniciada uma detalhada e minuciosa avaliação física e investigação clínica do animal, a fim de determinar as causas que motivaram a debilidade de saúde e limitação do voo.


Após exame foi verificado que o albatroz-de-nariz-amarelo tinha todas as penas de uma das asas cortadas, propositalmente, responsável pela incapacidade de voo e vulnerabilidade clínica. A espécie em questão tem total dependência das penas, seja para auxiliar na termorregulação ou para desenvolver seus comportamentos instintivos com excelência. O albatroz-denariz-amarelo é capaz de mergulhar até um metro de profundidade para obter seus alimentos (lulas, peixes e alguns crustáceos), que também podem ser capturados através de voos rente à superfície no mar.


Entretanto, para isso, é essencial a integridade total de suas penas, além de satisfatória condição clínica e física. Por essa razão, além de todo protocolo terapêutico veterinário instituído, a equipe técnica do Projeto Cetáceos da Costa Branca teve cuidados e preocupação em restabelecer a condição das penas do animal. Foi necessário a realização do procedimento conhecido como (feather imping) ou implante de penas, técnica muito pouco difundida no Brasil e raramente relatadas em aves marinhas.


Para ser possível a execução da atividade, diversos gansos domésticos foram selecionados e utilizados como doadores de penas, sendo as penas escolhidas uma a uma para que todos os requisitos desejados e necessários fossem criteriosamente cumpridos, quanto à forma e tamanho, por exemplo. Após a implantação das penas, recondicionamento físico e restabelecimento clínico, o albatroz-de-nariz-amarelo pode ser devolvido e solto à natureza


Segundo o médico veterinário Augusto Bôaviagem, coordenador do centro de reabilitação, “todos os esforços para garantir a reabilitação e posterior soltura de animais marinhos à natureza são necessários, principalmente quando a espécie se encontra como vulnerável à extinção”, informou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.