Pular para o conteúdo principal

Fadiga pode ter contribuído para queda de avião da Voepass, diz MTE Auditoria aponta tempo de descanso reduzido nas escalas de trabalho

  Um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que fadiga dos pilotos pode ter contribuído para o acidente com o avião da Voepass/Passaredo , ocorrido em 9 de agosto de 2024 e   que matou 58 passageiros e quatro tripulantes . Segundo o relatório,  as escalas não tinham tempo suficiente de descanso para a tripulação , o que  pode ter levado a erros humanos por fadiga . "A conclusão foi que a empresa montou escalas que reduziram o tempo de descanso da tripulação, o que pode ter causado cansaço em um nível capaz de prejudicar a concentração e o tempo de reação dos profissionais. Esse fator, somado a outras possíveis causas, pode ter contribuído para o acidente com o voo 2283", diz o documento.  A  auditoria concluiu ainda que a empresa não realizava controle efetivo da jornada de trabalho  dos funcionários,  descumpria o tempo de descanso  estabelecido na Lei dos Aeronautas e  violou as cláusulas da Convenção...

Diabetes e saúde bucal: todo cuidado é essencial para preservar o sorriso

 

Problemas bucais tendem a ficar mais sérios em pacientes diabéticos


A diabetes é uma doença crônica e que afeta mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Entre as inúmeras complicações que a patologia pode trazer, também estão incluídas questões de ordem bucal bastante importantes.


A doença caracteriza-se por uma síndrome metabólica de origem múltipla que ocorre pela falta ou incapacidade da insulina de exercer sua função de forma correta. É um problema que muda totalmente o metabolismo, por isso, exige mudança de hábitos para preservar a saúde. 


A secura da boca, uma das chateações que acompanham a diabetes, costuma ser responsável pelo aparecimento de aftas e cáries. Mas são os problemas na gengiva as maiores fontes de dor de cabeça. Para os diabéticos, evitar a ocorrência de gengivite e periodontite exige fiscalização mais constante.  


De acordo com a Diretora Clínica da Odontoart, Sandra Silveira, existe uma lista de complicações associadas. "Um paciente com diabetes descontrolada está mais propenso a ter gengivite e doença periodontal, que provoca destruição óssea e ocasiona a perda da sustentação dos dentes", afirma. 


Dra. Sandra explica, ainda, que os portadores dessa doença são mais propícios a desenvolver inflamações bucais que, somado ao acúmulo de bactérias e restos de alimentos, favorecem o surgimento das cáries. Por isso, manter a higienização bucal é tão importante.


CUIDADOS ESSENCIAIS DO DIABÉTICO PARA A SAÚDE BUCAL:

• Controle glicêmico;

• Realize uma escovação perfeita: use fio dental, escove bem toda a superfície dos dentes, se possível, use o enxaguatório bucal;

• Cuide bem dos dentes e gengiva: examine com frequência se há feridas, sangramentos, dor;

• Visite periodicamente o dentista, pelo menos a cada 6 meses;

• Não se submeta a qualquer tratamento dentário se estiver com a glicemia descompensada e consulte, sempre que possível, seu médico endocrinologista caso vá fazer algum tratamento mais invasivo (extração e cirurgia, por exemplo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.