Pular para o conteúdo principal

_*Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, PMCE prende suspeito de importunação sexual no Meireles*_

_A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (27), um homem, de 34 anos, suspeito de crime de importunação sexual contra uma adolescente, de 17 anos. A captura aconteceu no bairro Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), em Fortaleza. A ação contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)._ _Assista ao vídeo no canal SSPDS TV, no Youtube:_ https://youtu.be/c4jUueVxaes

Doação de órgãos no Brasil e no Ceará é tema de live no dia 23 de setembro

 

A terceira live do Movimento Doe de Coração 2021 reunirá especialistas para discutir as dificuldades e superações no Brasil e no Ceará para transplantes de órgãos e tecidos


“Como superar as barreiras que reduzem a oferta de órgãos e tecidos no Brasil e no Ceará em particular”. Este é o tema da próxima live que será realizada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) no dia 23 de setembro. O evento online faz parte da programação de atividades do Movimento Doe de Coração 2021, iniciativa da Fundação Edson Queiroz.

O encontro terá a participação da coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará, a médica Eliana Barbosa, e da enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplante do Instituto Dr. José Frota, Lisiane Alencar. A live será mediada pela jornalista Taís Lopes e transmitida a partir das 10 horas nas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Neste ano, o Ceará já realizou 904 transplantes de órgãos e tecidos. Em 2020, foram 1.112. Entre os principais transplantes realizados no ano passado, estão o de córnea (633) – que tem fila de espera zerada desde dezembro de 2016 –, o de rim de pessoas falecidas (178), o de fígado (179) e o de medula (88). No mesmo ano, foram 14 transplantes de coração.

Como ser doador de órgãos

Para ser um potencial doador de órgãos e tecidos, basta comunicar à família o desejo de doação. É importante falar sobre a vontade de doar, conversar com familiares e amigos a respeito do assunto, pois ajuda na compreensão do tema. Um dos principais fatores que restringe a doação de órgãos é a baixa taxa de autorização da família do doador.

De acordo com dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e Tecidos (ABTO), a taxa de recusa das famílias à doação de órgãos no Ceará foi de 43% no primeiro semestre deste ano. Em 2020, no mesmo período, essa taxa era de 39%. Atualmente, há mais de mil pessoas aguardando na fila por um transplante de órgão e tecido, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará.

“Hoje nós temos em nosso país mais de 45 mil pessoas nas filas de transplantes de órgãos como rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas; também de tecidos, como córnea e medula. E o mais importante é você avisar à sua família que é um doador de órgãos. Quando isso acontece, na maioria absoluta das vezes, a família autoriza a doação. Doar é um gesto de amor e solidariedade, e salva vidas“, reforça Huygens Garcia, presidente da ABTO.

Doação de órgãos e o transplante

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.

Já o transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão ou tecido de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto. É um tratamento que pode salvar e melhorar a qualidade de vida de quem está à espera de uma nova chance.

Serviço:
Movimento Doe de Coração 2021
Live “Como superar as barreiras que reduzem a oferta de órgãos e tecidos no Brasil e no Ceará em particular”
Dia: 23 de setembro (quinta-feira)
Hora: 10 horas
Transmissão: Instagram Unifor, Facebook Unifor, YouTube Unifor, TV Unifor (YouTube) e  TV Unifor (181 NET)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.