Em alusão ao Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta quarta-feira (5/11), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lança, na comunidade Poço da Draga, o Programa Cultura na Calçada, importante passo de descentralização e de gestão compartilhada do município. Primeira etapa começou como uma ação de escuta ativa e diálogo, entre os dias 9 de junho e 7 de julho, com circulação pelas 12 Regionais de Fortaleza e participação de mais de 420 agentes culturais, e agora se consolida como uma iniciativa permanente de promoção cultural descentralizada. Por meio do programa, o acesso à cultura em diversos territórios da cidade será ampliado, com a contratação de até 156 artistas e grupos, com investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Entre março e abril do ano que vem, 156 artistas e 460 apresentações levarão cultura para as 12 Regionais de Fortaleza, com 39 apresentações e 13 grupos por Regional. Os cachês dos artistas chegam a R$ 12 mil. O edital está disponível para conhecimento público p...
Projeto da Casa de Cuidados leva pacientes para assistir ao pôr do sol; iniciativa promove bem-estar para internados
Assistir ao pôr do sol é o hobby favorito de muitas pessoas. Além de promover bem-estar, ainda é um hábito saudável, já que a luz solar é responsável por, em média, 80% da produção de vitamina D para o corpo, sendo fundamental para a formação de massa óssea e o controle das contrações do músculo cardíaco. Os raios solares também fortalecem o sistema imunológico e atuam no combate a doenças psíquicas.
Por isso, a equipe de saúde da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou o projeto “Pôr do sol”. Às sextas-feiras, alguns pacientes são levados para a área superior da unidade para contemplar o fenômeno e, assim, fazer com que todos os espaços da Casa sejam utilizados para o cuidado de quem está internado.
“Selecionamos pacientes em condições de estar em cadeira de rodas ou que deambulam, e que, de preferência, tenham o cuidador para auxílio nos exercícios de fisioterapia. Entendemos que é um espaço diferente que proporciona mais estímulos, além de sair um pouco do atendimento tradicional”, explica a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne de Oliveira Marques.
A cuidadora Beatriz Campos de Sousa avalia a iniciativa como “ótima”. “Tem uma paisagem bonita, permitindo com que os pacientes vejam o pôr do sol, façam exercícios diferentes e ouçam música, fazendo com que eles interajam e se divirtam. É um momento diferente para eles que ajuda na recuperação”.
A paciente Maria Mateus de Sousa antecipa que já espera a próxima oportunidade. “O pôr do sol é muito bonito, estou gostando muito, principalmente da equipe. No próximo, irei novamente com a minha filha, que é minha cuidadora e acompanhante”.
Casa de Cuidados
O equipamento foi montado pela Sesa e está sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Os pacientes recebidos na Casa de Cuidados possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente.
A CCC promove tratamento de adultos com doenças crônicas que possuem sequelas e que necessitam de internação temporária ou permanente por meio de cuidados paliativos. O tempo de permanência depende do quadro e evolução de cada paciente.
A estrutura foi inaugurada, inicialmente, para auxiliar na reabilitação de acometidos pela Covid-19. O local passou a oferecer, ainda, tratamento humanizado e multidisciplinar aos residentes do Ceará em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, bem como atuar na desospitalização de quem está sob cuidados prolongados – com reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trauma.
Atualmente, o espaço tem 130 leitos e conta com área verde, possibilitando ar fresco e tranquilidade, além de infraestruturas de acessibilidade. No local, é permitido que pacientes possam ter a companhia de um familiar na fase de reabilitação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.