A atuação do Ministério Público do Ceará, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, resultou na promoção de festividades carnavalescas em 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas na capital. A ação decorre de trabalho do MP do Ceará e garante o direito à cultura e ao lazer previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Realizaram festejos carnavalescos as seguintes ILPIs: Lar Santa Bárbara, Casa de Nazaré, Toca de Assis Irmãs, Naim Residencial Sênior, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Três Irmãs, Lar Dois Irmãos, Residencial Primavera, Girassol, Hibisco, Flor de Lótus, Recanto Rei Davi, Conviver Residence, Residencial Santa Terezinha, Casa São Vicente de Paulo, Lar de Idosos Vovó Leda, Arte do Cuidar, Vivencie Residencial Sênior, Recanto do Sagrado Coração, Extensão do Lar Residencial Sênior, Lar Nova Vida Fortaleza, Lar Torres de Melo, Casa Aconchego do Idoso, Instituto Josefino, Terça da Serra Residencial Sênior, Vitta Residencial Sênior, Lar M...
Projeto da Casa de Cuidados leva pacientes para assistir ao pôr do sol; iniciativa promove bem-estar para internados
Assistir ao pôr do sol é o hobby favorito de muitas pessoas. Além de promover bem-estar, ainda é um hábito saudável, já que a luz solar é responsável por, em média, 80% da produção de vitamina D para o corpo, sendo fundamental para a formação de massa óssea e o controle das contrações do músculo cardíaco. Os raios solares também fortalecem o sistema imunológico e atuam no combate a doenças psíquicas.
Por isso, a equipe de saúde da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou o projeto “Pôr do sol”. Às sextas-feiras, alguns pacientes são levados para a área superior da unidade para contemplar o fenômeno e, assim, fazer com que todos os espaços da Casa sejam utilizados para o cuidado de quem está internado.
“Selecionamos pacientes em condições de estar em cadeira de rodas ou que deambulam, e que, de preferência, tenham o cuidador para auxílio nos exercícios de fisioterapia. Entendemos que é um espaço diferente que proporciona mais estímulos, além de sair um pouco do atendimento tradicional”, explica a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne de Oliveira Marques.
A cuidadora Beatriz Campos de Sousa avalia a iniciativa como “ótima”. “Tem uma paisagem bonita, permitindo com que os pacientes vejam o pôr do sol, façam exercícios diferentes e ouçam música, fazendo com que eles interajam e se divirtam. É um momento diferente para eles que ajuda na recuperação”.
A paciente Maria Mateus de Sousa antecipa que já espera a próxima oportunidade. “O pôr do sol é muito bonito, estou gostando muito, principalmente da equipe. No próximo, irei novamente com a minha filha, que é minha cuidadora e acompanhante”.
Casa de Cuidados
O equipamento foi montado pela Sesa e está sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Os pacientes recebidos na Casa de Cuidados possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente.
A CCC promove tratamento de adultos com doenças crônicas que possuem sequelas e que necessitam de internação temporária ou permanente por meio de cuidados paliativos. O tempo de permanência depende do quadro e evolução de cada paciente.
A estrutura foi inaugurada, inicialmente, para auxiliar na reabilitação de acometidos pela Covid-19. O local passou a oferecer, ainda, tratamento humanizado e multidisciplinar aos residentes do Ceará em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, bem como atuar na desospitalização de quem está sob cuidados prolongados – com reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trauma.
Atualmente, o espaço tem 130 leitos e conta com área verde, possibilitando ar fresco e tranquilidade, além de infraestruturas de acessibilidade. No local, é permitido que pacientes possam ter a companhia de um familiar na fase de reabilitação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.