Pular para o conteúdo principal

Sobral - Segurança do paciente: evitar lesões na pele exige atenção de equipes de saúde e cuidadores


Setembro é conhecido como o mês mundial de segurança do paciente. Portanto, as unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) realizaram atividades com os colaboradores durante todo o mês a fim de reforçar os protocolos adequados. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, dispõe de metas e estratégias para a melhoria da assistência a quem está internado baseadas na prevenção de danos, como os cuidados para evitar lesões na pele.


Este tipo de lesão pode acometer os pacientes de diversas faixas etárias, por isso a necessidade de atenção nas áreas de Neonatologia, Pediatria, Adulta e Geriatria. Os ferimentos podem ser agudos ou crônicos, primários ou secundários a outras afecções, decorrentes de contextos clínicos ou cirúrgicos e associados ou não a doenças crônicas não transmissíveis.


A atenção diante da integridade da pele deve ser foco de atenção de toda a equipe de saúde e dos cuidadores/acompanhantes, tanto no eixo adulto, como no infantil. A busca por estratégias e soluções para lesões de pele é um dos maiores desafios dos profissionais de saúde, visto que este tipo de contusão é um dos mais importantes eventos adversos que podem ocorrer durante a internação hospitalar.


Estomaterapia


A Estomaterapia é uma das áreas que faz o elo entre as demais categorias envolvidas nas estratégias de prevenção de lesões. Ela é responsável pelo cuidado de pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, além de inserção de cateteres e drenos.


O trabalho de prevenção e tratamento de lesões é feito pelo setor de Estomaterapia do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, único hospital da região Norte a contar com o serviço. Segundo a enfermeira estomoterapeuta da unidade Cláudia Galdino, constantemente são realizados treinamentos para otimizar o trabalho da equipe e para uso de equipamentos para mudança de decúbito (quando o paciente é levado a deitar-se devido à doença). O trabalho é desenvolvido com a também enfermeira estomaterapeuta Eliziane Barros.


As lesões por pressão são ferimentos que podem ocorrer em qualquer parte do corpo em que haja saliência óssea, sendo mais comuns nas nádegas, calcanhares e nas regiões laterais da coxa. Na região afetada pela lesão, ocorre a interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve pela pressão aumentada por um período prolongado.


“A lesão por pressão aparece por causa da permanência por muito tempo em uma determinada posição. Em geral, nas áreas onde há ossos mais proeminentes, deixa de chegar sangue, fazendo aquele tecido morrer e provocando a lesão”, Galdino. Este tipo de ferimento é grave e, se não tratado, pode levar a um prolongamento do tempo de internação. Há a possibilidade, ainda, de aumentar o risco de infecções e, em alguns casos, ocasionar a morte.


Saiba mais: https://www.saude.ce.gov.br/2021/09/29/seguranca-do-paciente-evitar-lesoes-na-pele-exige-atencao-de-equipes-de-saude-e-cuidadores/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que