Pular para o conteúdo principal

Bombeiros alertam: Queimadas destroem fauna e flora no Ceará

 

CBMCE Fauna

Bombeiros alertam: Queimadas destroem fauna e flora

Bombeiros alertam: Queimadas destroem fauna e flora. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até a quinta-feira, o mês de outubro registrou 232 focos de incêndio em áreas de vegetação no Ceará. No mesmo período de 2020, foram 375, ou seja, uma diferença de 61,8% de um ano para outro. Em setembro de 2020, o Inpe observou 440 focos de incêndio em vegetação, em setembro deste ano foram 411 focos, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Estatística

Em 2018, os bombeiros do Ceará foram acionados para atender 8.687 ocorrências de incêndio em vegetação e fogo em monturo, em todo o Estado. Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 6.097 ocorrências de incêndio na vegetação e fogo em monturo (lixo), enquanto que em 2020, foram atendidas 7.624 de incêndio na vegetação e fogo em monturo (lixo).

De acordo com o coronel Anderson Viana, “a fumaça gerada por esses incêndios causam bastante transtorno à população, podendo causar ou agravar problemas respiratórios. Além disso, há ainda o risco de atingir uma edificação, ocasionando assim um incêndio de grandes proporções. Além das grandes extensões de áreas queimadas, destruindo vegetação nativa de nosso bioma (flora) e matando nossos animais silvestres (fauna)”, destacou o comandante do comando de bombeiros do interior (CBI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Estes incêndios causam a destruição da flora da área afetada, o que traz como consequências alterações climáticas, decorrentes do aumento da temperatura. Os incêndios ocorridos no segundo semestre do ano vitimaram alguns animais silvestres, carbonizados pelas chamas.

Tocador de vídeo
00:00
00:48

Este caso ocorreu no conjunto Nova Metrópole e foi atendida pelos bombeiros militares do Conjunto Ceará.

Os animais estão entre as maiores vítimas das queimadas, que provocam a perda do seu habitat e alimentação, obrigando-os a migrar em busca de outros locais para sua sobrevivência.

Tocador de vídeo
00:00
01:42

Enquanto que em Iguatu, os bombeiros militares além de apagar o incêndio, resgataram e soltaram uma cobra jiboia em local seguro, mas outra cobra, também jiboia não resistiu por conta da fumaça.

Tocador de vídeo
00:00
00:20

Operação Floresta Branca

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) inovou e lançou uma Campanha Preventiva intitulada OPERAÇÃO FLORESTA BRANCA com a finalidade de informar e prevenir os Incêndios florestais. O nome se dá porque Caatinga, em tupi-guarani, significa Floresta Branca. O segundo semestre se caracteriza pela ausência de chuva, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e aumento na velocidade dos ventos, fatores que contribuem com a propagação dos incêndios. O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará.

Então devemos voltar a atenção para os cuidados com esse bioma, que é o único 100% brasileiro. Eu termino com uma reflexão interessante: ‘um pequeno fogo, que se apaga com facilidade, quando tolerado, nem por rios se deixa extinguir’ Shakespeare.

CBMCE Floresta Branca

 

Nosso lema é vidas alheias e riquezas salvar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340