Pular para o conteúdo principal

Saiba como identificar um AVC e preveni-lo com ajuda do app Riscômetro


 


Fortaleza, 28 de outubro de 2021 – Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), classificam o AVC (Acidente Vascular Cerebral) como a doença que mais mata no Brasil. O Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) acontece no dia 29 de outubro com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção e a identificação da doença. Esse conhecimento pode fazer diferença e um aplicativo gratuito, o Riscômetro, identifica os riscos de desenvolver a doença. Uma ajuda tecnológica, que no caso do AVC, pode salvar a vida de uma pessoa, diminuir sequelas ou mesmo prevenir a doença.


Segundo o neurologista João José Carvalho, Coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital Monte Klinikum, o AVC é uma doença prevenível, e não um acidente, e está relacionado a 10 fatos de riscos: pressão alta, tabagismo, obesidade, sedentarismo, dieta inadequada, colesterol alto, uso abusivo de álcool, diabetes, estresse crônico e doenças cardíacas. A presença de um ou mais destes fatores aumenta muito o risco de ter um AVC, mas o controle deles diminui substancialmente esta chance. Incorporar hábitos que resultem na prevenção ou controle é, portanto, fundamental para evitar a doença. “Existe um aplicativo, chamado Riscômetro, que ajuda a medir o risco de ter um AVC. Vale a pena. Tudo mundo deveria avaliar o seu”, indica o médico.


O AVC se manifesta por um ou mais dos seguintes sintomas: diminuição da força e/ou formigamento ou dormência em um lado do corpo; dificuldade para falar e/ou compreender o que se fala; perda da visão, dificuldade no equilíbrio, tontura ou vertigem; dor de cabeça forte sem causa aparente, todos se manifestando subitamente. O neurologista explica que existe algumas formas de identificar os sintomas. “Diante de uma pessoa com suspeita de AVC você deve lembrar de quatro palavras: SORRISO, ABRAÇO, MENSAGEM e URGENTE. Peça para o paciente sorrir e observe se o sorriso saiu torto; peça para o paciente levantar os braços como se fosse abraçar e observe se ele tem dificuldade ou não levanta um dos braços; peça para o paciente repetir uma mensagem ou frase e observe se ele compreende e se repete corretamente a frase”, fala João José Carvalho. Caso algum desses sinais seja identificado é necessário levar o paciente com urgência para o hospital.


App Riscômetro


Recomendado pelo médico, o aplicativo Riscômetro é uma ferramenta que avalia o risco individual de ter um AVC nos próximos 5 ou 10 anos. Desenvolvido pela Universidade Auckland (Nova Zelândia) e acreditado por várias entidades internacionais, ele calcula o risco a partir de informações fornecidas em respostas a questões simples. Adicionalmente, ele orienta os cuidados sobre os fatores de risco identificados.


Tipos de AVC


Existem dois tipos de AVC o isquêmico e o hemorrágico.  O AVC isquêmico é muito mais comum e corresponde a 80% dos casos. “Cada parte e cada função do nosso corpo tem uma área cerebral correspondente. Por sua vez, cada área cerebral é nutrida por uma artéria. O AVC isquêmico ocorre quando um coágulo formado no coração ou nas artérias sobe e entope uma artéria cerebral. Na região que recebia sangue por aquela artéria os neurônios param de funcionar e as partes e funções do corpo ali representadas ficam comprometidas”, explica João José.


Já o AVC hemorrágico ocorre quando uma artéria cerebral se rompe e um sangramento acontece formando uma hemorragia. Cerca de 15% dos AVC’s são hemorrágicos e, frequentemente, tem pior prognóstico que o isquêmico, segundo o neurologista.


Existe tratamento?


O AVC isquêmico tem tratamento comprovadamente eficaz na diminuição de sequelas e mortalidade.  De acordo com João José Carvalho “o efeito deste tratamento, no entanto, é muito maior quando aplicado nas primeiras horas após o início dos sintomas. Por isso a urgência em levar o paciente a um hospital que disponha de equipe multiprofissional especializada no atendimento ao AVC e que utilize protocolo para a realização da trombólise ou da trombectomia, duas opções para desentupir o vaso cerebral e restaurar as funções comprometidas”.


As sequelas dependem da área cerebral afetada. As mais comuns são diminuição da força ou paralisia e/ou diminuição da sensibilidade no braço e na perna de um dos lados do corpo; e dificuldades para falar ou compreender o que se fala. A reabilitação deve começar o mais precocemente possível já nas primeiras horas da instalação do AVC. Para pacientes com déficits motores recomenda-se a fisioterapia motora; e em pacientes com déficit da linguagem a indicação é o tratamento fonoaudiológico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340