Pular para o conteúdo principal

Confirmado: Fortaleza sediará mais uma edição do Pint Of Science

  Confirmado: Fortaleza sediará mais uma edição do  Pint Of Science Brejo Santo e Juazeiro do Norte, no Ceará, também integram a lista das 179 cidades brasileiras inscritas no Festival que promove ciência de forma descontraída em diversos países O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica  Pint of Science  este ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência nos dias 13, 14 e 15 de maio. Em Fortaleza, onde o evento ocorre desde 2018, a coordenação será da professora Adriana Rolim. Além da capital, o Ceará conta com programação em Brejo Santo e Juazeiro do Norte.   Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. “Falar sobre ciência não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para enfrentar desafios presentes e

Bombeiros do Ceará orientam como proceder em caso de ataque de abelhas

 

Bombeiros do Ceará orientam como proceder em caso de ataque de abelhas

As abelhas são insetos de grande importância ecológica, sendo responsáveis pela polinização de diversas espécies.

Bombeiros do Ceará orientam como proceder em caso de ataque de abelhas. O que fazer caso você venha a sofrer um ataque de abelhas? Nesta oportunidade vamos orientar alguns cuidados e procedimentos que devem ser adotados no caso de ataque de um enxame de abelhas. Primeiramente, esclarecemos que as abelhas somente atacam se provocadas e/ou se sentirem ameaçadas, da[i apresentam o comportamento agressivo. Ou seja, elas só atacam para defender o local de moradia dela e da família. Entretanto, no verão, com as colmeias mais populosas, um ataque pode ser provocado por qualquer tipo de perturbação. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) dá dicas de como lidar com o ataque desse inseto.

CBMCE Canindé abelhas

Bombeiros de Canindé resgatam e criam abelhas

A 6ª Companhia do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (6ªCia/3ºBBM – Quartel de Canindé) inovou o seu modo de atuar perante a ocorrências, envolvendo abelhas. Sendo a única Companhia de Bombeiros Militar do Ceará a realizar o resgate e a criação de abelhas, em apiário próprio. Na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

Comportamento

As abelhas buscam um local tranquilo para fazer sua colmeia. Em áreas urbanas, o Corpo de Bombeiros tem encontrado colmeias alojadas em sofás velhos, caixas de papelão jogados em terrenos baldios, pedras, ocos de árvores, forro de casas e galpões. “A intensidade com que as abelhas defendem sua colmeia depende de fatores genéticos e principalmente do estágio de desenvolvimento da colônia. Quanto mais forte a colônia, melhor é seu sistema de defesa”, informa o comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS), o tenente coronel Daniel Oliveira Landim.

O aparecimento repentino de um amontoado de abelhas em troncos de árvores ou beiradas de casas é comum no verão, período em que os insetos buscam novos pontos para se estabelecer. “Nesses casos em que as abelhas não estão instaladas, dificilmente ocorrerá um ataque maciço delas. Mesmo assim, é recomendado não se aproximar, fazer ruídos ou mexer com elas. Dentro de um prazo de no máximo uma semana elas sairão do local seguindo seu destino. Caso esteja em local que precise de acesso ou tenha presença de crianças e animais presos, é necessário contatar um profissional para remoção do enxame”, alerta o comandante.

O que fazer em caso de ataque de abelhas africanizadas?

O Corpo de Bombeiros reforça que ruídos, odores fortes, tremores, vibrações e movimentos rápidos chamam a atenção das abelhas. Entretanto, quando se sentem ameaçadas, elas atacam todos que estiverem nas redondezas. Os sintomas após a picada variam entre a vermelhidão e até óbito, a depender do caso e da rapidez para atendimento.

Veja as dicas do Corpo de Bombeiros:

Ao avistar um enxame de abelhas, afaste-se da colmeia imediatamente o mais rápido possível e sem fazer barulho. Caso seja atacado, fuja. Se conseguir, corra para dentro de uma plantação em movimento “zig-zag”, e só pare quando tiver absoluta certeza que elas não estão atrás de você, Como também, se estiver próximo a um rio, lagoa ou piscina, mergulhe. E, somente quando estiver protegido, tente socorrer quem estiver sendo atacado com uma coberta ou algo parecido, assegurando que você não sofrerá nenhum risco. Independente do total de ferroadas, caso a vítima apresente sintomas como queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outro sintomas, o atendimento médico de emergência deverá ser imediato.

CBMCE Primeiros Socorros

Primeiros socorros

Sem a possibilidade de atendimento médico imediato, recomenda-se proceder da seguinte maneira: – Retirar imediatamente os ferrões para evitar que todo o veneno seja injetado na vítima. Para isso, não utilize o dedo ou pinça, a fim de não comprimir a bolsa de veneno. Recomenda-se retirar os ferrões com o auxílio de uma lâmina de canivete ou faca, raspando cuidadosamente rente à pele, de modo que o liquido desse ferrão não seja inserido no corpo da vítima. Procure lavar abundantemente os locais atingidos com água corrente, sem esfregar a pele para não espalhar mais rapidamente o veneno. Sempre que possível, aplicar bolsas de gelo no local das picadas para diminuir o inchaço e caso disponha, aplicar no local das ferroadas, sem esfregar, uma pomada com antialérgico e analgésico para amenizar as dores. E, passado o ataque, independente de ser alérgico ou estar se sentido bem, a vítima deve procurar um atendimento médico com urgência, pois o quadro de saúde e os sintomas do  ataque podem evoluir muito rápido.

Dicas para os apicultores

Em áreas urbanas, deve-se evitar ao máximo a instalação de colmeias. Assim como se deve está devidamente autorizado pelo órgão competente. Contudo, no caso de ser autorizada a instalação de um apiário, o CBMCE recomenda que o apicultor observe as seguintes distâncias mínimas de habitações, estradas, animais presos e locais de circulação de pessoas:

– Apiários com até 10 colmeias: 150 metros quando existir uma barreira com florestas ou outras e 300 metros em locais sem barreiras;
– Apiários com mais de 10 colmeias: 200 metros quando existir barreira e 300 metros em locais sem barreiras.

A importância das abelhas para o meio ambiente

As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. Atualmente são conhecidas mais de 20.000 espécies de abelhas. Elas podem viver solitárias ou formar colônias com cerca de 80.000 indivíduos.

Esses insetos apresentam grande importância econômica e ecológica, produzindo diversas substâncias utilizadas pelo homem, como o mel, e sendo responsáveis pela polinização de diversas espécies.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.