Pular para o conteúdo principal

Hemoce conscientiza população sobre doação voluntária; sangue doado fica disponível para atender qualquer paciente

 

Wildson Gonçalves, 33, já alcançou a marca de 50 doações espontâneas

A doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta que salva vidas. Quem doa, comparece com a única razão de ajudar quem não conhece. No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), os doadores são informados que o sangue doado não vai ser direcionado a um paciente específico, mas ficará no estoque disponível para atender qualquer pessoa compatível que esteja precisando de transfusão. Com a solidariedade dos voluntários, o Hemoce atende à demanda transfusional de mais de 480 unidades de saúde no Ceará.

O equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) monitora o estoque de hemocomponentes diariamente e, desta forma, consegue identificar quais os tipos sanguíneos estão com maior ou menor necessidade, de acordo com a demanda das unidades de saúde sob sua cobertura. Quando algum paciente necessita de transfusão, o Hemoce tão logo libera a bolsa. Apenas em casos de tipos sanguíneos raros é que a doação pode ser direcionada a um receptor específico, mas o sigilo segue sendo preservado.

“A doação de sangue é anônima e a transfusão ocorre de forma aleatória, sem que haja vinculação do doador com o paciente. A transfusão envolve questões de compatibilidade e, no momento da doação, não é possível saber se o sangue poderá ser usado para uma determinada pessoa. Conforme a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea (ISBT, da sigla em inglês), o anonimato entre doador e receptor deve ser sempre assegurado com garantia de confidencialidade da informação”, explica a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

É importante que a doação de sangue seja realizada com regularidade, visto que, depois de doado, o sangue leva até 48 horas para ser liberado. Depois de coletada, a bolsa segue para a área de processamento, onde é feita a centrifugação e a separação do sangue total em seus componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Enquanto isso, as amostras de sangue coletadas passam por exames como tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares, eletroforese de hemoglobina, testes sorológicos para hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. Além de testes de biologia molecular para hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT, é realizada a fenotipagem das hemácias do doador para os principais antígenos eritrocitários (substâncias presentes nas membranas dos glóbulos vermelhos, herdados geneticamente).

Doador já realizou mais de 50 doações

Wildson Gonçalves, 33, sabe bem o significado de doar voluntariamente. Ele doa regularmente no Hemocentro Regional de Sobral e já alcançou a marca de 50 doações espontâneas. “Minha motivação para doar sangue vem desde a adolescência. Eu tinha ânsia em ser maior de idade para poder realizar minha primeira doação (na época ainda não era possível, mas hoje jovens de 16 e 17 já podem doar) e ajudar a salvar várias vidas, independentemente de conhecer ou não. Doar para um ‘amigo oculto’ me deixa bastante realizado e bem comigo mesmo, principalmente em saber que alguém pode se salvar por minha simples, mas significativa atitude solidária”, destaca o servidor público.

Consciente da importância que seu gesto de solidariedade representa, Gonçalves escreveu um poema que traduz o significado da doação de sangue. O texto busca inspirar outras pessoas.

Atualmente, mais de 90% das doações recebidas na hemorrede estadual são voluntárias, altruístas, espontâneas e motivadas apenas para ajudar a salvar vidas. “Nós só temos a agradecer aos nossos doadores por sempre estarem realizando suas doações regularmente e ajudando a manter o estoque do Hemoce sempre dentro da margem de segurança transfusional; eles são os nossos maiores parceiros na missão de salvar vidas”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Captação de doadores é responsabilidade dos hemocentros
O Hemoce destaca que, no momento que o paciente vai passar por uma transfusão, a família deve priorizar o suporte ao familiar. A busca por doadores é um trabalho realizado pelo setor de Captação e de responsabilidade dos hemocentros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue, a Federação Internacional de Organizações de Doadores de Sangue e outras organizações internacionais, a doação de sangue voluntária altruísta e não remunerada é um princípio fundamental e nenhuma coerção deve ser exercida sobre o doador para realizar o gesto.

Por isso, o Hemoce desenvolveu um conjunto de ações voltadas à conscientização da população quanto à importância de doar regularmente. “A captação de doadores tem como objetivo manter um estoque seguro de hemocomponentes, realizando a convocação de voluntários e desenvolvendo várias iniciativas de incentivo à doação de sangue — atuando, principalmente, com a organização de programas, palestras e campanhas em parceria com diversas instituições públicas e privadas, como prefeituras, hospitais, Forças Armadas, igrejas e outras instituições com interesses semelhantes de contribuição para a sociedade”, reforça Nágela Lima.

O Hemoce ressalta, ainda, que implantou a Política de Captação de Doadores para orientar a população. Confira abaixo:

Seja um doador voluntário

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal – disponível no site do Hemoce.

Na Capital, os voluntários podem se candidatar à doação na sede do hemocentro, localizada na Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Aldeota; ou nas unidades do Shopping RioMar Fortaleza, no Papicu, e do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!