Pular para o conteúdo principal

TCE Ceará vai fiscalizar escolas para verificar abastecimento de água, saneamento e banheiros

  O Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai realizar visitas às unidades de ensino público, entre os dias 2 e 6 de junho, para verificar o abastecimento de água potável, o saneamento e a situação dos banheiros. A iniciativa faz parte do projeto Sede de Aprender, uma parceria entre Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB). Durante as visitas, realizadas pelas equipes dos Tribunais de Contas participantes e por integrantes dos Ministérios Públicos, será aplicado um questionário com perguntas referentes à infraestrutura das unidades de ensino. No Ceará, estão previstas inspeções em 18 escolas, distribuídas em 12 municípios. A seleção das escolas estaduais e municipais foi realizada a partir de dados do Censo Escolar 2024. O objetivo é aprofundar o diagnóstico local e subsidiar futuras medidas de monitoramento, cobrança de ações corretivas dos gestores públicos e outras providência...

Governador Camilo Santana assinou mensagem de lei que cria o Programa Ceará Filmes

 

No encerramento do Cine Ceará, na noite dessa sexta-feira (3), no Cineteatro São Luiz, o governador Camilo Santana assinou a mensagem de lei que institui o Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual – o Ceará Filmes – e cria o Sistema Estadual do Cinema e Audiovisual e o Fundo Setorial do Audiovisual do Ceará. O Programa Ceará Filmes tem por objetivo o fomento ao desenvolvimento da produção do audiovisual cearense em conexão com a arte e cultura digital, promovendo os processos de criação, formação, exibição, distribuição, preservação, pesquisa e intercâmbio.

O anúncio se deu junto à entrega do troféu Eusélio Oliveira entregue pelo cineasta Rosemberg Cariry ao governador, com os aplausos para o audiovisual cearense na noite de premiações e encerramento do 31º Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema. Depois de uma semana, foi hora de se despedir do festival que esteve em cartaz no Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão. O encerramento contou com a exibição do mais novo longa-metragem de Karim Aïnouz, “Marinheiro das montanhas”, aplaudido por 15 minutos no Festival de Cannes.

Ao lado do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do cineasta Rosemberg Cariry; e do cineasta e diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira, o governador Camilo Santana ressaltou a importância da lei que institui o Programa Ceará Filmes. “Hoje estamos assinando um projeto de lei que institui o programa de desenvolvimento do audiovisual cearense, com criação do Fundo Setorial para o Audiovisual e será o primeiro passo para que possamos consolidar a empresa Ceará Filmes”, pontuou o governador.

O secretário da Cultura Fabiano Piúba falou sobre o lançamento da 14ª edição do Edital Ceará de Cinema e Vídeo pela Secult Ceará, que destinará R$11 milhões ao setor no estado, e sobre a importância do Programa Ceará Filmes. “Estamos dando um passo de criação de uma política de Estado para a cultura e isso tem sido uma marca do governador Camilo Santana. Ele instituiu a lei que cria o Plano Estadual de Cultura, a Lei do Cultura Viva, a Lei do Plano de Cultura Infância, dentre outras, incluindo, em breve, a nova lei do Sistema Estadual de Cultura do Ceará, para estruturar toda a política cultural, mas que, sobretudo, traz três palavras fundamentais para o fomento às artes e à cultura no nosso estado: a simplificação, e desburocratização e modernização”, destacou.

Já o cineasta Rosemberg Cariry, ao entregar o troféu Eusélio Oliveira ao governador Camilo Santana, destacou o papel de sua gestão no Governo do Estado para a cultura. “Essa homenagem que o Cine Ceará faz ao governador é uma homenagem pelo muito que ele fez e continua fazendo pela cultura e pelo cinema do Ceará. Eu acho que, mais do que isso, é reconhecimento dos cearenses à sua postura corajosa, digna de um democrata que tem conseguido levar o estado do Ceará com equilíbrio diante de um país que está em ruínas e cercado de obscuridades”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.