- Foto: Arquivo Fortaleza/CE. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (20/5), a terceira fase da Operação Oriente 327, que investiga a instalação clandestina de dispositivo eletrônico em computador da agência da Previdência Social de Novo Oriente/CE, com a finalidade de capturar credenciais de acesso de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação criminosa visava à reativação indevida de benefícios previdenciários e à contratação fraudulenta de empréstimos consignados. Foi cumprido mandado de busca e apreensão no estado de São Paulo para coleta de provas. Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e de estelionato qualificado.
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai realizar visitas às unidades de ensino público, entre os dias 2 e 6 de junho, para verificar o abastecimento de água potável, o saneamento e a situação dos banheiros. A iniciativa faz parte do projeto Sede de Aprender, uma parceria entre Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB).Durante as visitas, realizadas pelas equipes dos Tribunais de Contas participantes e por integrantes dos Ministérios Públicos, será aplicado um questionário com perguntas referentes à infraestrutura das unidades de ensino. No Ceará, estão previstas inspeções em 18 escolas, distribuídas em 12 municípios.
A seleção das escolas estaduais e municipais foi realizada a partir de dados do Censo Escolar 2024. O objetivo é aprofundar o diagnóstico local e subsidiar futuras medidas de monitoramento, cobrança de ações corretivas dos gestores públicos e outras providências institucionais.
Como parte das ações do projeto Sede de Aprender, o CNMP lançou o painel Business Intelligence - BI com uso de dados do Censo Escolar 2024. O relatório extraído do sistema contém informações acerca das escolas sem água potável, sem água, sem saneamento e sem banheiros nos estados e nos municípios brasileiros.
Dentre os dados levantados, verificou-se que, pelo menos 647 mil estudantes no Brasil estão matriculados em escolas públicas que não possuem água potável, 179 mil são afetados pela ausência de abastecimento de água, 357 mil por falta de esgoto e 347 mil por inexistência de banheiros.
A realização desta inspeção foi tema de edição do Controle em Ação, publicação que apresenta as principais informações sobre este trabalho do TCE Ceará. Para acessar o documento, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.