Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores da UFC iniciam estudos com medicamentos que podem inibir a replicação do vírus da covid-19 em células humanas

 O Núcleo de Biomedicina (NUBIMED), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, iniciou novos estudos com medicamentos que podem inibir a replicação do vírus da covid-19 em células humanas.

Com conclusão prevista para maio deste ano, o projeto começou a selecionar pacientes, na segunda quinzena de dezembro, que se submeterão a um protocolo utilizando N-acetilcisteína (NAC) e bromexina, fármacos que já são usados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso clínico no Brasil.

Imagem: As aplicações dos testes serão feitas em forma de xarope (Foto: Reprodução)
As aplicações dos testes serão feitas em forma de xarope (Foto: Reprodução)

Feito em parceria com outras instituições cearenses e paulistas, o projeto foi aprovado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa no ano passado e, logo em seguida, foi desenvolvido o treinamento na equipe de pesquisa, que iniciou o recrutamento de pacientes com síndrome gripal leve e moderada.

Conforme o coordenador do NUBIMED e principal investigador do estudo, Prof. Aldo Ângelo Lima, o projeto está sendo realizado principalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Redentor, em Fortaleza. Somente na semana passada, foram selecionados cerca de 100 pacientes, de um total que chegará a 300, incluindo pessoas de 18 a 60 anos.

“Atualmente, com a alta demanda de pacientes com síndrome gripal leve e moderada, estamos com as atividades bastante intensas no atendimento desses pacientes, aplicando o protocolo do estudo”, informa o professor.

Estudos científicos já divulgados apontaram a eficácia do NAC em inibir a replicação do vírus da gripe humana, além de outros, como o da aids (HIV) e o vírus sincicial respiratório (vírus que afeta a respiração de bebês e crianças pequenas).

O pesquisador explica que a hipótese a ser testada é que o fármaco tenha a mesma ação no vírus da covid-19. “Assim, o NAC pode servir como medicamento de primeira linha para SARS-CoV-2”, aponta o Prof. Aldo Lima. Segundo ele, já existem resultados recentes apresentando a ação inibitória do medicamento no crescimento do SARS-CoV-2 em testes realizados in vitro (ambiente controlado e fechado de laboratório).

Já a bromexina aparenta ser um medicamento capaz de interferir na ação de ligação do SARS-CoV-2 com a célula do hospedeiro. Dados recentes de pesquisadores envolvidos no projeto mostram, através também de pesquisas in vitro, que a substância conseguiu inibir a replicação do vírus.

“Como a bromexina e o NAC são fármacos já usados e aprovados pela ANVISA para uso clínico no Brasil, levantamos a hipótese de uso isolado do NAC e a combinação do NAC com a bromexina, para proporcionar benefício no manejo da covid-19, ao reduzir a duração no tempo da doença leve a moderada”, explica o coordenador do NUBIMED.

O PROTOCOLO – Dessa forma, os 300 pacientes a serem testados estarão divididos em três grupos, cada um com 100 pessoas, que seguirão o protocolo estabelecido por 10 dias. Em um deles, os voluntários receberão uma dose de 1.800 mg por dia do NAC; no outro, a mesma dose do NAC será aplicada em combinação com 32 mg por dia de bromexina e, por fim, o terceiro grupo receberá um placebo, definido como uma dose diária de 500 mg de vitamina C. Todas as aplicações serão feitas em forma de xarope, sem que os pacientes saibam qual substância estão tomando.

O projeto é financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e conta com a participação das seguintes instituições: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biomedicina no Semiárido Brasileiro (INCT-Biomedicina); Núcleo de Biomedicina (NUBIMED/UFC); Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP; Faculdade de Medicina da USP (Ribeirão Preto); Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); Laboratórios Central de Saúde Pública (LACENs); Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ); Secretaria de Saúde do Ceará (SESA); e Rede de Vigilância, Atendimento e Pesquisa em Covid-19 (REVAP-C19).

PESQUISA ANTERIOR – O NUBIMED, em parceria com outras instituições, concluiu no ano passado outra pesquisa semelhante, que também buscava medicamentos com ação contra a covid-19. Foram testados os fármacos tenofovir e emtricitabina, utilizados no tratamento de pessoas com o vírus HIV. Os resultados, contudo, demonstraram que, ao contrário do que sugeriam pesquisas preliminares, as substâncias não têm eficácia no tratamento do novo coronavírus. 

Fonte: Prof. Aldo Ângelo Lima, coordenador do Núcleo de Biomedicina (NUBIMED) da UFC – e-mail: alima@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340