Pular para o conteúdo principal

Ceará inicia campanhas de vacinação contra influenza e sarampo a partir de 4 de abril

 

As campanhas de vacinação contra influenza e sarampo no Ceará serão, simultaneamente, realizadas no período entre 4 de abril e 3 de junho de 2022. Ambas irão obedecer a cronogramas específicos e objetivam contemplar, pelo menos, 90% dos públicos prioritários para influenza e 95% para sarampo em crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Influenza

A imunização contra a influenza será dividida em duas etapas. De 4 a 30 de abril, serão contemplados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Em seguida, de 2 de maio a 3 de junho, ocorrerá a segunda fase, durante a qual serão contempladas crianças a partir de seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, além de povos indígenas, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e profissionais portuários. Compõem os grupos prioritários, ainda, membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

“Essa campanha é voltada às pessoas que têm maior probabilidade de contrair a doença, desenvolver sintomas graves e hospitalizar. Nosso objetivo, além de reduzir complicações e óbitos, é diminuir a sobrecarga dos serviços de saúde no Estado”, argumenta a orientadora da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Kelvia Borges.

A gestora reforça, ainda, a importância do cumprimento da meta estabelecida. “Nosso intuito é vacinar 90% dos públicos-alvo, incluindo crianças, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, professores e trabalhadores da Saúde. Em 2021, em virtude da pandemia, apenas 72% da nossa meta foi atingida. Por isso, este ano, deveremos fazer diferente. Quem estiver incluso nas etapas deve se dirigir aos postos de saúde, sempre buscando cumprir o calendário destinado ao seu grupo”, orienta.

Administração simultânea com outras vacinas ou medicamentos
A vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação e, também, com outros medicamentos, sendo as administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.

Sarampo
Concomitantemente, a 8ª campanha contra o sarampo também ocorrerá em duas etapas. De 4 a 30 abril, serão contemplados os trabalhadores da Saúde. Posteriormente, de 2 de maio a 3 de junho, deverão ser vacinadas crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos de vida. A meta é imunizar 95% dos pequenos.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sarampo tem circulado livremente entre as Américas. Temos, no Brasil, alguns estados com surtos da doença, cujo contágio é muito rápido. Nesse sentido, o Governo do Ceará, por meio da Sesa, está atento a essa situação e não medirá esforços para que esse vírus não volte a nos preocupar”, pontua Borges.

Cumprindo as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, a estratégia fortalecerá a imunização indiscriminada dos públicos-alvo. “Queremos captar, além de crianças não vacinadas, aquelas que, eventualmente, não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação. Além disso, ao vacinar os trabalhadores da Saúde, será incorporado um reforço a mais. Isso minimizará o risco de adoecimento da população vacinada e evitará bolsões de não vacinados”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.