Pular para o conteúdo principal

Como a alimentação pode contribuir para a saúde mental; nutricionista da CCC explica




Tão importante quanto a saúde física, a saúde mental se tornou um assunto muito discutido, especialmente após os impactos que a pandemia de covid-19 impôs. Este cenário de incertezas e isolamento social colocou o Brasil como o país com o mais alto nível de ansiedade (63%) e depressão (59%) do mundo, conforme estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP). Entre os 11 países que tiveram dados coletados, o Brasil fica à frente de lugares como Irlanda, que registrou 61% de pessoas com ansiedade e 57% com depressão; e Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são quase 19 milhões de brasileiros diagnosticados com ansiedade, o que se intensificou no período pandêmico. Atualmente, a OMS não separa mais a saúde mental da física, pois o estresse e a ansiedade influenciam em diversas áreas do bem-estar humano, inclusive o humor e o apetite.

Algumas pessoas procuram no alimento não apenas saciedade, mas sensações como “alívio” para o que estão sentindo, enquanto outras param de comer. Ambas as situações são prejudiciais. Em muitos casos, algumas estratégias podem contribuir para a regressão dos sintomas que estejam prejudicando a saúde emocional, como técnicas de respiração, terapias complementares, atividade física e uma dieta saudável e adequada.

“Alimentos como frituras, ricas em gorduras saturadas e trans; laticínios; doces e sobremesas com alto teor de açúcar refinado; e produtos industrializados cheios de conservantes como o ácido benzoico, quando consumidos em excesso, podem gerar um processo inflamatório, promovendo danos ao cérebro e favorecendo o surgimento de doenças como ansiedade e depressão, que estão diretamente ligadas à inflamação no cérebro”, explica Keilane Lima, nutricionista da Casa de Cuidados do Ceará, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

“Tais alimentos também contribuem para o desequilíbrio no funcionamento do intestino. Há diversos estudos que evidenciam uma forte influência da microbiota intestinal no comportamento emocional e nos processos neurológicos”, afirma a profissional.

Alimentação equilibrada

Ainda de acordo com Keilane Lima, o fato de os alimentos com baixa qualidade nutricional serem claramente prejudiciais ao organismo, não significa que devam ser excluídos totalmente da dieta. “Eles podem ser consumidos com baixa frequência, a cada 15 dias ou até uma vez por semana. O importante é manter uma alimentação equilibrada”, justifica.

Sobre os aliados da vida saudável, inclusive da saúde mental, a nutricionista dá outras dicas. “É importante ter uma dieta balanceada composta por frutas e vegetais variados, grãos, fontes de proteína magra, peixes e oleaginosas, garantindo, assim, os nutrientes necessários para a saúde cerebral. As vitaminas A, C e E, por exemplo, têm ação antioxidante, que impede o efeito dos radicais livres e retarda o envelhecimento das células. Já o ômega 3, presente nos peixes e frutos do mar, atua na formação de novas células cerebrais. E as vitaminas D, B6 e B12 têm participação importante no desenvolvimento de neurotransmissores responsáveis pela regulação do sistema nervoso”, pontua Lima, ressaltando que, além de promover a saúde cerebral, uma alimentação balanceada também contribui para o fortalecimento do sistema imune.

Projetos voltados à alimentação
Atenta à saúde mental de seus pacientes, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC) promove o Projeto Sensações. A iniciativa busca reativar boas lembranças por meio da alimentação dos pacientes sob cuidados paliativos e em processo de reabilitação fonoaudiológica que estão se alimentando de forma oral ou por dieta mista (sonda + via oral).

“O cardápio oferecido foi elaborado de acordo com as respostas captadas em pesquisa e sob supervisão e autorização da equipe de saúde responsável pelos internados”, explica Karinne Andrade, fonoaudióloga da CCC.

Para a nutricionista Keilane Lima, o hábito de se alimentar vai muito além da contagem de calorias. “Envolve a questão afetiva e emocional, como aquela comida que remete à infância ou a alguma lembrança especial”, acrescenta.

A Nutrição do equipamento realiza ações em datas comemorativas que visam conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável, como o Dia Mundial da Alimentação, Dia de Combate a Diabetes, entre outras.
--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.