Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba é reconhecida com conceito 4 pelo MEC; índice define o curso como de excelência

 O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, vinculado ao Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, foi reconhecido com conceito final 4 em relatório de avaliação do Ministério da Educação. O material foi produzido após análise documental e visita virtual às instalações físicas do curso, feita por comissão do Ministério, de 27 a 29 de abril. Com essa classificação – obtida a partir de uma escala de notas que vai de 0 a 5, segundo parâmetros do MEC – a graduação alcança o patamar de curso de excelência.

Imagem: alunos reunidos em círculo
A Licenciatura Kuaba abrange 12 etnias do Ceará: Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Pitaguary, Potiguara, Tabajara, Tapeba, Tapuia-Kariri, Tremembé, Tupinambá e Tupiba-Tapuia (Imagem: Divulgação)

Para o reconhecimento, os avaliadores analisaram aspectos como organização didático-pedagógica, qualificação do corpo docente e tutorial e infraestrutura. “As consequências são muito positivas porque, além de abrir oportunidade real de termos uma segunda turma do Kuaba, em virtude da ótima nota alcançada, o reconhecimento oficial do MEC comprova a excelência das dimensões pedagógicas e didáticas, do corpo docente e da estrutura da UFC. Tudo isso colabora com a qualificação dos indígenas para atuarem como docentes em suas aldeias”, analisa o Prof. Kleber Saraiva, coordenador  do curso. 

A Licenciatura Kuaba abrange 12 etnias do Ceará: Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Pitaguary, Potiguara, Tabajara, Tapeba, Tapuia-Kariri, Tremembé, Tupinambá e Tupiba-Tapuia. Ao longo do curso, as aulas foram realizadas no formato tempo-escola, com atividades na Capital, no Centro de Humanidades; e tempo-comunidade, ocorrendo em escolas indígenas situadas em aldeias das etnias participantes. Além de Fortaleza, sediaram aulas do Kuaba as cidades de Caucaia, Itapipoca, Aquiraz, Pacatuba, Maracanaú, Canindé, Aratuba, Monsenhor Tabosa, Poranga, Crateús, São Benedito, Tamboril, Itarema e Novo Oriente.

Na UFC, a Licenciatura Kuaba iniciou as atividades em 2017, com 135 estudantes. Foi criada como fruto de uma parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (PROLIND). A denominação Kuaba significa “lugar de conhecimento” em tupi-guarani, nome atribuído pelos próprios estudantes na época de elaboração do curso, em 2016. 

FORMAÇÃO – Dispondo de um corpo docente composto por 23 professores, sendo 22 com título de doutor e um com título de mestre, a Licenciatura Kuaba totaliza 3.306 horas de curso, com duração mínima de oito semestres. Possui uma seleção própria e estrutura-se em cinco núcleos de formação (Culturas Indígenas e Antropologia; Ciências Humanas; História; Língua Portuguesa e Matemática), tendo como objetivo responder à demanda do movimento indígena cearense por formação de professores em nível superior. 

Imagem: alunos e professor em frente a escola indígena
Os egressos do curso estarão aptos a atuar tanto nos anos finais do ensino fundamental quanto no ensino médio, em escolas indígenas e não indígenas (Imagem: Divulgação)

“O Kuaba contempla em sua integralização curricular saberes tradicionais das culturas indígenas do Ceará, associados a conhecimentos acadêmicos e científicos, proporcionando uma formação intercultural com vista a uma educação diferenciada e, ao mesmo tempo, correspondente aos campos educacionais da sociedade contemporânea”, explica o coordenador. 

Os egressos do curso estarão aptos a atuar tanto nos anos finais do ensino fundamental, ou seja, 5º ao 9º ano, quanto no ensino médio, em escolas indígenas e não indígenas. “Essa parceria histórica entre o movimento indígena do Ceará e a UFC vem amadurecendo políticas públicas e educacionais inclusivas, que qualificam os indígenas do estado para uma docência exemplar em suas escolas diferenciadas”, avalia o Prof. Kleber Saraiva. 

APRENDIZADOS – A colação de grau da primeira turma da Kuaba está prevista para dezembro de 2022, após quatro anos de aprendizados e práticas coletivas entre integrantes de diversas aldeias. Professora de História e Geografia para turmas do ensino fundamental e médio na Aldeia Cajueiro, situada a 42 quilômetros da cidade de Poranga, Eliane Gomes pertence ao povo Tabajara. Aluna do Kuaba, ela destaca o aperfeiçoamento de sua atuação como professora a partir da experiência no curso. “Sou professora há algum tempo e o Kuaba vem fortalecendo as minhas práticas em sala de aula, porque é realmente a formação de educação escolar indígena que queremos. O curso nos  mostra vários caminhos de aprendizagem trazendo sempre realidades e vivências”.

Imagem: graduandos da licenciatura Kuaba
Alunos da Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Itamar Tremembé e Eliane Gomes destacam a integração entre aldeias através do curso (Imagem: Divulgação)

A aluna ressalta ainda os ganhos coletivos advindos das atividades da licenciatura. “Cada disciplina nos trouxe momentos de reflexões tanto pessoal como profissional, e nos motivou a continuar sempre na luta em prol dos nossos direitos já garantidos na Constituição Federal de 1988. Através do Kuaba fortalecemos nossa história de luta e de saberes tradicionais, compartilhamos experiências e conquistamos novos espaços”, declara.

Professor há 18 anos das disciplinas de História e Matemática para alunos do ensino fundamental 2 em Itarema, Itamar Tremembé também integrou a primeira turma do Kuaba. Para ele, o fato de a Licenciatura Kuaba ser intercultural possibilitou que integrantes de aldeias de todo o Ceará pudessem entrar em contato com realidades e lutas diversas. “Conviver com esse pessoal, fazer parte dessa caminhada, foi muito legal, pois conhecemos como vivem, as demandas e os desafios. É um curso que não discute só a questão do aprendizado, mas também da política em torno dessa demanda que são as demarcações. Vem para fortalecer as comunidades e o que a gente compreende como educação bilateral, que é uma educação que não é só nossa, mas pertence ao nosso povo. A expectativa é da gente colar grau no final do ano e fazer uma festa bonita”, comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.