Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

Dia Internacional da Amizade Filosofia resgata valores universais que basearam criação da data

 




Nova Acrópole lembra importância de virtudes como chave de conexão entre os homens em busca de um mundo mais fraterno

Sabemos ser amigos? Neste dia 30 de julho, Dia Internacional da Amizade, é um bom momento para refletirmos sobre a virtude da Fraternidade.

A professora voluntária de Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão Maya, explica que a verdadeira amizade, é sempre um fator de soma, em qualquer época e contexto da história porque se trata de uma necessidade da alma humana que caminha de acordo com as leis do universo.

Ela lembra que a etimologia da palavra universo - em torno do uno -, reflete o conceito de amizade como um valor humano regido pelas leis do Universo. “A amizade é a união de duas almas que superam o egoísmo e passam a enxergar o mundo a partir de um novo patamar, sem prevalência de interesses, ou seja, uma forma de recuperar a unidade na multiplicidade”, explica.

Sobre a data

A ideia para a criação desta data foi do médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, que fundou a Cruzada Mundial da Amizade, um programa que promovia a boa convivência entre os diversos povos. Todo dia 30 de julho o médico conclamava paraguaios a reunirem-se para realizar diversas atividades sociais e culturais, com o propósito de oferecer ajuda mútua, fortalecendo assim os valores da amizade.

A importância do Dia Internacional da Amizade foi estabelecida a partir do entendimento do valor nobre que esta cumpre vida dos seres humanos, capaz de inspirar a criação de pontes entre comunidades, além de auxiliar nos esforços da comunidade internacional, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação.

A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 com o propósito de promover a cultura da paz entre os povos, celebrando a diversidade cultural e o respeito mútuo.

Estes preceitos são os mesmos trabalhados por grandes pensadores e filósofos de todo o mundo, de várias épocas que mostram como a amizade está diretamente relacionada à virtude do Bem, diferentemente do que se tornou comum nos dias atuais: associar amigo à ideia de utilitarismo, baseada, unicamente, em interesses comuns.

O que diz a Filosofia?

Sócrates (470-399 a.C.), definiu essa relação com o bem: “A amizade vence todos os obstáculos para unir os corações virtuosos”. Na mesma linha, o filósofo Marco Túlio Cicero (107 - 43 a.C.) apontou a virtude como a base fundamental da amizade, uma vez ela sustenta, estrutura e mantém a união, mesmo nos momentos difíceis, pois está calcada no que é puro e verdadeiro e não passageiro.

“A amizade nos foi dada pela natureza como auxiliar das nossas virtudes, e não como cúmplice dos nossos vícios, para que a virtude de um, não podendo alcançar sozinha o supremo bem, o alcance apoiada na virtude do outro”, afirmava o filósofo romano.

Da mesma forma, Sêneca (4 a.C. – 65 d.C.) definiu o caráter desinteressado e sublime da amizade ao responder a pergunta “para quê ter um amigo?”: “Para ter alguém por quem possa morrer, alguém que possa acompanhar ao exílio, alguém por quem me arrisque e me ofereça até à morte”.

E sobre o tema da Amizade, Aristóteles (384 a 322 a.C) escreveu em “Ética a Nicômaco”: “A perfeita Amizade é a que subsiste entre aqueles que são bons (virtuosos) e cuja similaridade consiste na bondade, pois esses desejam o bem do outro de maneira semelhante, na medida em que são bons. E são especialmente amigos aqueles que desejam o bem sem qualquer outro interesse, porque assim se sentem em relação a eles e não por uma mera questão de circunstâncias. De modo que a Amizade entre esses homens permanece enquanto eles são bons e a bondade traz em si um princípio de permanência”.



SERVIÇO

Para aprofundar:

Sêneca sobre a Amizade - Comentário sobre o livro As Relações Humanas - Lúcia Helena Galvão: https://www.youtube.com/watch?v=KJAtJKqV4Tk

Amizade segundo Khalil Gibran - Série "O Profeta" - Lúcia Helena Galvão: https://youtu.be/VwVkEC2lYJE

A Verdadeira Amizade segundo Platão, Cícero e Plutarco: https://www.youtube.com/watch?v=8aXnpalOPh4







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.