Pular para o conteúdo principal

Escritor Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos Ele estava internado em Porto Alegre, após uma grave pneumonia

  O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado (30) após complicações causadas por um caso grave de pneumonia. Ele estava  internado   desde o dia 11 de agosto em uma unidade de terapia intensiva (UTI)  do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana Verissimo. Ele tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Um ano depois, recebeu um marca-passo no coração. Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando publicou mais de 80 títulos, entre eles  As Mentiras que os Homens Contam ,  O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida ,  A Grande Mulher Nua  e  Ed Mort e Outras Histórias . Foram as crônicas e os contos que o tornaram um dos escritores contemporâneos mais populares no país.  O Analista de Bagé , lançado em 1981, teve a primeira edição esgotada em uma sem...

Financiamento e políticas efetivas para idosos em ILPIs são cobradas em audiência

 Financiamento e políticas efetivas para idosos em ILPIs são cobradas em audiência

Foto: Dário Gabriel

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) debateu, durante audiência pública realizada nesta terça-feira (30/08), a situação das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) no estado do Ceará.

A iniciativa  foi do  presidente da CDHC, deputado Renato Roseno (Psol), que destacou que existem 1.772 pessoas idosas vivendo em 60 ILPIs no estado. Durante os debates, foram apontadas a carência no número de instituições desta natureza, de recursos humanos e orçamentários.


O parlamentar enfatizou que precisa haver fluxo de financiamento para garantir e ampliar esse serviço e propôs uma reunião de trabalho com os representantes das ILPIs para tratar sobre o financiamento, discutir as rubricas orçamentárias do estado que já foram executadas e o que  ainda podem ser executado neste ano. A pauta deve tratar também sobre o orçamento de 2023, que deverá ser discutido e votado na Alece a partir de outubro. " É o momento de analisar o que está sendo destinado aos idosos", pontuou.


Roseno informou ainda que a comissão vai oficiar a 3ª Vara da Fazenda Pública e pedir celeridade nas ações que tratam de denúncias do Ministério Público do Estado sobre negligência do poder público e graves problemas em ILPIs.


O promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania - CAO Cidadania, Alexandre de Oliveira, ressaltou que as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) estão presentes em um contexto de desigualdade social crescente.


Ele lembrou que o grande déficit habitacional do País afeta muitos idosos e as ILPIs se tornam ainda mais necessárias nesse contexto, situação que se intensificou durante a pandemia da Covid-19. "A pandemia descortinou o universo das ILPIs, demonstrou a carência de espaço, de recursos humanos, orçamentos precários, apatia do poder publico para tratar de forma adequada", frisou.


Ele explicou que o MP faz fiscalizações nas Instituições de Longa Permanência de Idosos, pelo menos, uma vez por ano e que é frequente encontrar situações graves que envolvem desde problemas na infraestrutura, falta de profissionais, até sérios problemas sanitários.  Ele citou o caso do Lar de Idosos Santa Terezinha de Lisieux e do Lar de Idosos Nancy Bezerra Guedes. Segundo o promotor, as duas instituições têm situação muito insalubre e representa um risco aos idosos que vivem nesses locais.


 Alexandre de Oliveira relatou que, em 2017, a Secretaria Municipal de Trabalho se comprometeu, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a criar ILPIs em cada uma das 12 regionais de Fortaleza até 2030, com capacidade de receber 30 idosos cada. Porém, o então prefeito não reconheceu aoTAC e a questão está na 3ª Vara da Fazenda Pública "nós já teríamos mais três ILPIs em Fortaleza. É de uma irresponsabilidade muito grande!", criticou.


Ele informou ainda que o MP tem hoje quatro ações judiciais de interdições de ILPIs, ajuizadas no final de 2021, e criticou a demora da justiça decidir sobre os casos. O promotor cobrou compromisso do poder público e afirmou que o idoso não está na prioridade das pautas, inclusive, do Poder Legislativo. "As condições das políticas de assistência à pessoa idosa são muito ruins. É um verdadeiro desastre!", enfatizou.


A presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Fabiane Danni Araújo, concordou com as questões apresentadas pelo promotor e acrescentou que no Interior a realidade é muito cruel também. Ela destacou que os ILPIs do município de Juazeiro do Norte recebem idosos de outros municípios e até de outros estados. Além disso, muitas instituições  não têm condições de pagar o novo piso das enfermeiros e até a alimentação e  os insumos  para os cuidados do idosos estão escassos. "Nenhuma ILPI de juazeiro é 100%.  É do jeito que dá para ser", acentuou.


Para a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza e representante do Lar Torres de Melo, Adriana Lacerda, o Estatuto do Idoso prevê os direitos, mas a realidade é de dificuldade de financiamento até para o básico, como alimentação, remédios, fraldas.  Ela informou que somente no Lar Torres de Melo todos os meses centenas de idosos buscam um local para viver, mas não há vagas. Adriana Lacerda defendeu ainda que sejam criadas ILPIs regionais para que os idosos não precisem sair de suas cidades.


A representante da Secretaria de Saúde do Estado, Raquel Pessoa Carvalho, reconheceu a luta das pessoas que defendem os direitos dos idosos. Ela acrescentou que é necessário haver uma pactuação sobre a responsabilidade financeira em relação aos insumos, como fraudas descartáveis, por exemplo.


Para a assessora de Política Públicas da Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará, Vyna Leite, houve avanços, mas reconheceu que ainda há muito precisa avançar. Ela informou sobre uma ILPIs em construção em Brejo Santo, com previsão de inaugurar ainda este ano, e defendeu que os municípios também devem agir e assumir responsabilidades de forma mais efetiva nesse tema.


Também participaram da audiência pública o promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania - CAO Cidadania, Élder Ximenes Filho; assistente social Elízio Loiola; Paulo Henrique Borges, da Comissão de dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB;  e a assistente social Fabiana Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.