O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou nessa quinta-feira (15/9) o Projeto do Terminal Portuário de Uso Privado da Nordeste Logística (Tup Nelog), localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de Caucaia. O projeto foi apresentado e votado durante a 300ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
O Tup Nelog tem como principal objetivo servir de elo logístico para integração das ferrovias Transnordestina Logística S.A (TLSA), e Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), com os modais rodoviário e aquaviário, através do Terminal Portuário do Pecém (TUP Pecém), em operação na região do Pecém, estando também inserido no CIPP.
O empreendimento prevê dar maior viabilidade e suporte multimodal ao CIPP, potencializando o desenvolvimento de diversos setores da economia local e regional. “Traz muitas vantagens não apenas para o complexo portuário, mas para todo o Ceará. É uma alternativa para escoarmos os minérios de ferros produzidos em Belém do Pará, assim também como a produção de grãos e de soja que vêm do Piauí. E tudo isso não tem como escoar de forma rápida e barata. Então, nossa intenção é potencializar o terminal do Pecém a partir do Tup Nelog”, informou o geógrafo e consultor do projeto, Marcus Vinícius, durante a apresentação.
Seis áreas do CIPP foram disponibilizadas pelo Estado para a implantação do projeto que tem previsão de 36 meses para a sua instalação/obras.
Após a apresentação do projeto, o superintendente da Semace e secretário-executivo do conselho, Carlos Alberto Mendes, parabenizou toda equipe de licenciamento da autarquia, e em especial a diretora de Controle e Proteção Ambiental (Dicop) do órgão, Emanuelle Leitão. “Parabenizo todos os envolvidos no licenciamento desse importante empreendimento para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, declarou o titular da Semace.
Em seguida, o secretário de Meio Ambiente (Sema) e presidente do Coema, Artur Bruno, também parabenizou a equipe da Superintendência, a consultoria (pela “apresentação didática e pedagógica”), toda equipe do CIPP e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e os técnicos da Sema também envolvidos nos procedimentos. “Foi um projeto bastante discutido e aperfeiçoado, e resultou nesse produto tão importante para o nosso desenvolvimento econômico, social e ambiental”, concluiu o titular da Sema.
Saiba mais
O colegiado também aprovou a nova resolução Coema sobre autorização para fins de licenciamento ambiental do órgão responsável pela administração da Unidade de Conservação (UC), em substituição a resolução n° 22/2015 e alteração da resolução Coema nº 10/2016, além da resolução que dispõe sobre os procedimentos e critérios para o licenciamento ambiental do saneamento rural, no âmbito de atividades de esgotamento sanitário e abastecimento de água no estado do Ceará
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.