Corpo de Bombeiros apagou 593 incêndios em monturo em 2023. A princípio, estes incêndios ocorreram em todas as Áreas Integradas de Segurança do Ceará.
Em primeiro lugar, estes números representam todos os incêndios em monturo apagados nos sete primeiros meses do ano. Ou seja, os incêndios de monturo nos sete primeiros meses do ano representam um aumento de 65%, quando comparamos com o mesmo período de 2022, onde 359 incêndios em monturo foram apagados.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 1.279 incêndios de monturo em 2022. O número é superior aos números de 2021, 2020 e 2019, quando registramos respectivamente, 1.038, 1.079 e 942 incêndios em monturo.
Mas afinal, o que é um incêndio em monturo?
Em primeiro lugar, um incêndio em monturo é um termo usado para descrever um incêndio que ocorre em um monte de lixo ou entulho acumulado em um determinado local.
Assim, o monturo é geralmente formado por resíduos sólidos descartados de forma inadequada, como restos de construção, materiais descartados incorretamente ou resíduos urbanos não coletados.
Nesse sentido, o incêndio em monturo significa lixo acumulado com fogo.
Prevenção
Primeiramente, não queime lixo ou resíduos a céu aberto: Evite queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. O fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.
Ainda assim, esteja atento ao descarte correto de pontas de cigarro: Certifique-se de apagar completamente as pontas de cigarro antes de descartá-las. Nunca jogue as pontas em vegetação ou locais secos, pois podem causar incêndios.
Como também, mantenha a vegetação próxima às residências limpa e organizada: Realize a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.
Em síntese, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em caso de focos de incêndio: Se avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.