O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, foi empossado oficialmente em evento aberto ao público na Concha Acústica da Reitoria, na noite de sexta-feira (25). Em clima de festa, a solenidade contou com a presença em peso de toda a comunidade acadêmica, do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e demais autoridades. Nomeado para o cargo no último dia 3 de agosto pelo ministro Camilo e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Custódio iniciou esta semana o mandato à frente da Instituição para o período de 2023 a 2027.

Entre batucadas e sinfonias, a abertura ficou por conta das apresentações artísticas do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada e da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza, projetos de extensão vinculados ao Instituto de Cultura e Arte (ICA). Com participação especial do cantor Marcos Lessa, ex-aluno do Curso de Música da Universidade, a plateia foi brindada com performances das canções antológicas “Anunciação”, de Alceu Valença, e “Novo tempo”, de Ivan Lins e Vítor Martins.
Em quase sete décadas da história da Instituição, criada em dezembro de 1954, a cerimônia de posse veio repleta de simbolismo. Na ocasião, Custódio Almeida foi investido como o 16º reitor da UFC na noite do primeiro evento presencial de grande porte realizado na Concha Acústica desde a pandemia de covid-19, marcando a retomada de um dos espaços culturais mais relevantes da capital cearense.
Tradicionalmente sediada em Brasília, como uma deferência especial do Ministério da Educação (MEC) à UFC, a posse do reitor em Fortaleza representou, sobretudo, o reencontro da comunidade acadêmica consigo mesma, com a sociedade e com o reconhecimento à autonomia universitária, manifestada na confirmação do docente mais votado para administrar a Universidade.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.