Os intérpretes de sambas-enredo são os mais novos patrimônios imateriais do estado do Rio de Janeiro. Isso porque foi sancionada a Lei 10.914/2025, que destaca a importância desses artistas e da preservação da história, da cultura, dos sambas e do carnaval carioca . Entre tantos intérpretes que marcaram a história das escolas de samba do Rio, o cantor Jamelão, que morreu aos 95 anos em junho de 2008, levantava a arquibancada ao entoar os sambas da Estação Primeira de Mangueira. Até este ano, o também cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor, sempre à frente da azul e branco de Nilópolis, da Baixada Fluminense, contribuiu para a escola conquistar campeonatos no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. No carnaval de 2025 anunciou que estava se despedindo da função e que não mais daria o seu conhecido grito no esquenta da escola. “Olha a Beija-Flor aí gente, chora cavaco”. Também se destacaram na Passarela do Samba os cantores Dominguinhos do Estácio, Paulin...
Recuperado de cirurgia, Rodger Rogério volta aos palcos sexta e sábado, 25 e 26/8, junto a colegas de várias gerações no show "Futuro e Memória", na Caixa Cultural Fortaleza. Ingressos no local e no Sympla
Rodger Rogério, Davi Duarte, Calé Alencar, Edmar Gonçalves, Gilmar Nunes, Theresa Rachel, Rogério Franco e Dalwton Moura, representantes de cinco gerações da cena musical cearense, apresentam na Caixa Cultural Fortaleza o espetáculo "Futuro e Memória - Música do Ceará", interpretando clássicos da nossa música e composições inéditas.
Os shows acontecem sexta-feira e sábado, 25 e 26 de agosto, sempre às 20h. Junto a esses grandes intérpretes e compositores sobem ao palco os instrumentistas Anfrísio Rocha (guitarra), Robson Gomes (teclado e acordeom), Luciano Franco (contrabaixo), Paulinho Santos (bateria), além de Rogério e Dalwton nos violões. Pedro Rogério, filho de Rodger, faz participação especial no show, que já inicia as comemorações pelos 80 anos de Rodger, a serem celebrados em janeiro, com muitas novidades.
Idealizado por Dalwton Moura e Rogério Franco, o projeto Futuro e Memória lançou dois discos de canções inéditas, o primeiro em 2018 e o mais recente em 2022, ambos disponíveis nas plataformas, além de um especial audiovisual que pode ser conferido no Youtube, gravado na ONG Casa de Vovó Dedé, parceira do show, apoiado pela Caixa Cultural Fortaleza e pelo Governo Federal, tendo como parceiros também o Espaço Bem Viver e o restaurante Le Marché.
Os ingressos para as duas noites de apresentação já estão disponíveis nas bilheterias da Caixa Cultural Fortaleza e no site Sympla, ao valor de R$ 30,00 a inteira e de R$ 15,00 a meia entrada, para estudantes, pessoas acima de 60 anos, doadores regulares de sangue e clientes da Caixa. O teatro da Caixa Cultural Fortaleza tem capacidade para 161 pessoas, sendo recomendada a aquisição do ingresso com antecedência, a quem deseja garantir lugar nos espetáculos que reunirão mestres da música do Ceará para o Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.