Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos por entidades associativas têm até a próxima segunda-feira (21) para aderir ao acordo de devolução dos recursos oferecido pelo governo federal. O beneficiário que aderir à proposta do Ministério da Previdência Social vai receber o pagamento dos valores descontados na semana do dia 24 de julho. O acordo diz respeito aos valores descontados entre março de 2020 e março de 2025. Assim, o beneficiário não precisa recorrer à Justiça. Para tanto, aqueles que foram lesados podem acessar ao aplicativo Meu INSS ou ir a uma agência dos Correios. A adesão é gratuita e não exige envio de documentos. Os recursos serão pagos aos pensionistas e aposentados que já questionaram os valores transferidos pelas associações e, após o prazo de 15 dias úteis, não receberam retorno das entidades. O INSS recebeu cerca de 3,8 milhões de contestações, sendo que três milhões delas não receberam re...
Universidade Federal do Ceará (UFC) convoca profissionais de imprensa do Ceará para entrevista coletiva nesta terça-feira (11/06), a fim de compartilhar detalhes sobre o futuro campus da Instituição na Praia de Iracema, em Fortaleza. O novo ambiente universitário será viabilizado a partir da transferência entre entes estaduais e federais de determinados imóveis no bairro e do anúncio ontem (10), por parte do Governo Federal, dos recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que investirá R$ 5,5 bilhões na rede federal de educação superior. O reitor Custódio Almeida receberá os jornalistas no Gabinete da Reitoria a partir das 17h.
A ocasião responde a dúvidas sobre os projetos da UFC para o novo campus e sobre a mais recente movimentação institucional para a composição de uma estrutura acadêmica da UFC na área: a solicitação, por parte da Universidade à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE), da cessão gratuita, por tempo indeterminado, de uso do imóvel pertencente à União onde estava instalado o recentemente demolido Edifício São Pedro.
Atualmente no aguardo dos procedimentos de imissão de posse, a Universidade planeja integrar o espaço a um complexo que será composto ainda por outros dois imóveis: 1) um terreno pertencente ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca - DNOCS e benfeitorias construídas pelo Governo do Estado para o antigo projeto Acquario Ceará; e 2) um prédio de propriedade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) na rua dos Tabajaras. Os processos de transferência de propriedade desses imóveis, com a anuência da SPU e do Legislativo estadual, foram iniciados, respectivamente, em dezembro de 2023 e em fevereiro de 2024, encontrando-se atualmente em fase de conclusão.
A UFC tem o interesse em edificar, no terreno onde se situava o Edifício São Pedro, um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos. Já o espaço do antigo Acquario Ceará deve abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o novo Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O prédio dos Correios, por sua vez, deve receber unidade acadêmica ainda a ser definida nas instâncias deliberativas da Universidade. O entendimento da Universidade é de que a cessão de uso atende aos interesses público e social, tendo em vista que, além dos ganhos decorrentes das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFC, o Campus Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região.
Serviço:
Coletiva de imprensa sobre Campus Iracema da UFC
Data: 11 de junho de 2024, terça-feira
Horário: 17h
Local: Gabinete da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: greitor@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.