Pular para o conteúdo principal

Hospital Universitário do Ceará é inaugurado e se destaca como um dos maiores hospitais públicos do Brasil

  Solenidade teve as presenças do presidente Lula, do governador Elmano de Freitas, de ministros(as), secretários(as), do prefeito Evandro Leitão, entre outras autoridades A história da saúde pública no Ceará avança para um novo capítulo com a abertura de serviços do Hospital Universitário do Ceará (HUC), inaugurado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (19), em Fortaleza. O novo hospital tem uma área de 78,6 mil metros quadrados com três torres (Clínico, Cirúrgico e Materno-Infantil) e sete pavimentos. Além disso, são 652 leitos e mais 180 leitos complementares, totalizando 832 leitos. O investimento para construir e equipar o equipamento foi de R$ 667,71 milhões. As atividades da unidade de saúde começam imediatamente, em cinco especialidades, inicialmente. Na solenidade, realizada no Dia de São José, o padroeiro do Ceará, estiveram presentes o presidente Lula, o governador Elmano de Freitas, o prefeito da Capital, Evandro Leitão, ministros(as), secretários(as) de Estado, ent...

Novo campus da UFC na Praia de Iracema é tema de entrevista coletiva na Reitoria

 Universidade Federal do Ceará (UFC) convoca profissionais de imprensa do Ceará para entrevista coletiva nesta terça-feira (11/06), a fim de compartilhar detalhes sobre o futuro campus da Instituição na Praia de Iracema, em Fortaleza. O novo ambiente universitário será viabilizado a partir da transferência entre entes estaduais e federais de determinados imóveis no bairro e do anúncio ontem (10), por parte do Governo Federal, dos recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que investirá R$ 5,5 bilhões na rede federal de educação superior. O reitor Custódio Almeida receberá os jornalistas no Gabinete da Reitoria a partir das 17h.


A ocasião responde a dúvidas sobre os projetos da UFC para o novo campus e sobre a mais recente movimentação institucional para a composição de uma estrutura acadêmica da UFC na área: a solicitação, por parte da Universidade à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE), da cessão gratuita, por tempo indeterminado, de uso do imóvel pertencente à União onde estava instalado o recentemente demolido Edifício São Pedro.  

Atualmente no aguardo dos procedimentos de imissão de posse, a Universidade planeja integrar o espaço a um complexo que será composto ainda por outros dois imóveis: 1) um terreno pertencente ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca - DNOCS e benfeitorias construídas pelo Governo do Estado para o antigo projeto Acquario Ceará; e 2) um prédio de propriedade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) na rua dos Tabajaras. Os processos de transferência de propriedade desses imóveis, com a anuência da SPU e do Legislativo estadual, foram iniciados, respectivamente, em dezembro de 2023 e em fevereiro de 2024, encontrando-se atualmente em fase de conclusão.

A UFC tem o interesse em edificar, no terreno onde se situava o Edifício São Pedro, um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos. Já o espaço do antigo Acquario Ceará deve abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o novo Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O prédio dos Correios, por sua vez, deve receber unidade acadêmica ainda a ser definida nas instâncias deliberativas da Universidade. O entendimento da Universidade é de que a cessão de uso atende aos interesses público e social, tendo em vista que, além dos ganhos decorrentes das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFC, o Campus Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região.  

Serviço:

Coletiva de imprensa sobre Campus Iracema da UFC
Data: 11 de junho de 2024, terça-feira
Horário: 17h
Local: Gabinete da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica)

Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: greitor@ufc.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.