Prefeitura de Fortaleza libera trânsito na Avenida Heráclito Graça A atual gestão libera a via dentro do prazo estabelecido pelo prefeito Evandro Leitão na primeira semana de seu mandato
A Prefeitura de Fortaleza liberou, na manhã desta quarta-feira (30/4), o tráfego de veículos na Avenida Heráclito Graça, importante via que conecta os bairros Aldeota e Centro. A liberação ocorreu após a conclusão das obras de drenagem e requalificação viária, iniciadas em novembro de 2023, com o objetivo de reduzir os recorrentes alagamentos na região e melhorar a mobilidade urbana.
O secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), André Daher, destacou que a atual gestão conseguiu concluir a obra dentro do prazo estabelecido na primeira semana de mandato do prefeito Evandro Leitão, mesmo com atrasos significativos no cronograma deixados pela administração anterior.
“Essa obra sofreu muitos atrasos, prejudicando o comércio local por aproximadamente um ano e seis meses, o que resultou no fechamento de muitos estabelecimentos. Assim que o prefeito Evandro Leitão assumiu, viemos até aqui e assumimos o compromisso de entregar a via até o final de abril. Mesmo enfrentando um volume de chuvas acima da média, focamos na avenida, devolvemos o tráfego”, afirmou.
O projeto abrangeu o trecho entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, com destaque para a construção de um reservatório subterrâneo de águas pluviais, planejado para armazenar o volume das chuvas e reduzir os impactos das precipitações intensas. Além disso, a via recebeu novas bocas de lobo, pavimentação em piso intertravado, calçadas acessíveis e padronizadas, oferecendo mais segurança e conforto para pedestres e motoristas.
Silvane Gonçalves, motorista de aplicativo, foi uma das primeiras pessoas a utilizar a via recém-liberada. Para ela, a entrega representa um alívio. “Trabalho como motorista de aplicativo há dois anos, e vi toda a mudança que aconteceu. Foi um período de muitos desvios e engarrafamentos. Com a liberação, tudo ficou ótimo, espero que melhore cada vez mais”.
A opinião positiva foi compartilhada pelo motoboy Arizomar Silva, que trabalha em um auto-peças na av. Heráclito Graça. “Para a gente, está sendo uma grande melhora, porque havia muita dificuldade para pegar as peças e levar para as oficinas. Com essa liberação, vai ser um grande avanço para a empresa. Foi um atraso significativo. Sempre que precisávamos ir para o Dionísio ou para outros lugares, era complicado. Agora ficou ótimo, só esperando a hora de começar a corrida”, celebrou.
“O impacto é positivo, principalmente para os comerciantes que sofreram tanto. Foram quase dois anos de queda no faturamento. A Heráclito Graça, que vem do Pici, é uma avenida muito conhecida em Fortaleza e não podia ficar mais tempo parada. A obra era para ter sido concluída em seis a oito meses, mas durou quase o dobro. Estamos entregando a obra ainda no primeiro semestre, como o prefeito prometeu em seu primeiro sábado de trabalho, quando esteve aqui”, comentou o secretário da Regional 2, George Lima.
O secretário da Regional 12, Adams Gomes, também celebrou a liberação da via. “Foi uma obra importante, de um ano e meio, marcada por muito sofrimento das pessoas e dos comerciantes da região. Tenho certeza de que vai ajudar. É a principal avenida que liga a Aldeota ao Centro Histórico, e tudo o que estamos fazendo na Regional 12 é voltado para a valorização desse novo momento que o Centro vai viver, especialmente com a chegada dos 300 anos de Fortaleza.”
Drenagem e limpeza do Pajeú
Outro ponto importante da intervenção foi a limpeza do Riacho Pajeú, que recebe a água retida no reservatório, permitindo o escoamento gradual e controlado durante os períodos de chuva intensa. Além do Pajeú, a Seinf realizou a limpeza e a desobstrução de mais de 30 redes de drenagem e de 3 mil bocas de lobo em diferentes regiões da cidade em pouco mais de 100 dias de gestão.
Obras adjacentes
Além da liberação do tráfego, os trabalhos de urbanização continuam nas imediações. A Praça Bárbara de Alencar está em reforma e será revitalizada com novos bancos, lixeiras, meia-quadra de basquete, alambrados e melhorias no piso. O reservatório construído sob a praça segue em fase de acabamento e limpeza, contribuindo para o sistema de drenagem da região.
O secretário André Daher também comentou sobre as intervenções complementares na área.
“A obra adjacente, que é a da praça, continuará normalmente, sem interferir no tráfego. Vamos colocar o tráfego em operação e o acabamento do canteiro central será feito no contraturno. Quando o trânsito estiver mais calmo, daremos continuidade à obra para finalizá-la no menor tempo possível. Mais importante do que obras paralisadas e atrasadas são obras sem recurso. A administração anterior deixou muitas obras prometidas à população, mas sem os recursos necessários para serem executadas. Pegamos um cenário arrasado e já estamos com mais de 60 obras em andamento em todas as regionais, de acordo com as prioridades.”
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.