Pular para o conteúdo principal

Brasil supera Venezuela em estreia no Sul-Americano de vôlei feminino Competição no Maracanãzinho garante vaga olímpica à seleção campeã

  Brasil supera Venezuela em estreia no Sul-Americano de vôlei feminino Competição no Maracanãzinho garante vaga olímpica à seleção campeã Lincoln Chaves - Repórter da EBC Publicado em 08/09/2026 - 21:46 São Paulo © Maurício Val/FV Imagem/CBV Versão em áudio A seleção feminina de vôlei estreou com uma vitória tranquila no Campeonato Sul-Americano, disputado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (8), as brasileiras superaram a Venezuela por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/13 e 25/19. A competição reúne seis países, que jogam entre si ao longo de cinco rodadas. Além de Brasil e Venezuela, estão na disputa as seleções de Peru, Argentina, Colômbia e Chile. A equipe que somar mais pontos, além do título, garante vaga à Olimpíada de Los Angeles (Estados Unidos), em 2028. Cada triunfo vale três pontos, exceto aqueles definidos no quinto set (tie-break). Neste caso, o país vencedor faz dois pontos e o que perder soma um ponto. A oposta Ana Cristina, com 12 pontos, fo...

Prefeitura de Fortaleza libera trânsito na Avenida Heráclito Graça A atual gestão libera a via dentro do prazo estabelecido pelo prefeito Evandro Leitão na primeira semana de seu mandato

  

veículos circulando na nova heráclito graça
A liberação ocorreu após a conclusão das obras de drenagem e requalificação viária, iniciadas em novembro de 2023, com o objetivo de reduzir os recorrentes alagamentos na região e melhorar a mobilidade urbana (Fotos: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza liberou, na manhã desta quarta-feira (30/4), o tráfego de veículos na Avenida Heráclito Graça, importante via que conecta os bairros Aldeota e Centro. A liberação ocorreu após a conclusão das obras de drenagem e requalificação viária, iniciadas em novembro de 2023, com o objetivo de reduzir os recorrentes alagamentos na região e melhorar a mobilidade urbana.

O secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), André Daher, destacou que a atual gestão conseguiu concluir a obra dentro do prazo estabelecido na primeira semana de mandato do prefeito Evandro Leitão, mesmo com atrasos significativos no cronograma deixados pela administração anterior.

“Essa obra sofreu muitos atrasos, prejudicando o comércio local por aproximadamente um ano e seis meses, o que resultou no fechamento de muitos estabelecimentos. Assim que o prefeito Evandro Leitão assumiu, viemos até aqui e assumimos o compromisso de entregar a via até o final de abril. Mesmo enfrentando um volume de chuvas acima da média, focamos na avenida, devolvemos o tráfego”, afirmou.

O projeto abrangeu o trecho entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, com destaque para a construção de um reservatório subterrâneo de águas pluviais, planejado para armazenar o volume das chuvas e reduzir os impactos das precipitações intensas. Além disso, a via recebeu novas bocas de lobo, pavimentação em piso intertravado, calçadas acessíveis e padronizadas, oferecendo mais segurança e conforto para pedestres e motoristas.

Silvane Gonçalves posa para a foto no banco de motorista do seu carro
Para Silvane Gonçalves, motorista de aplicativo, a entrega representa um alívio

Silvane Gonçalves, motorista de aplicativo, foi uma das primeiras pessoas a utilizar a via recém-liberada. Para ela, a entrega representa um alívio. “Trabalho como motorista de aplicativo há dois anos, e vi toda a mudança que aconteceu. Foi um período de muitos desvios e engarrafamentos. Com a liberação, tudo ficou ótimo, espero que melhore cada vez mais”.

A opinião positiva foi compartilhada pelo motoboy Arizomar Silva, que trabalha em um auto-peças na av. Heráclito Graça. “Para a gente, está sendo uma grande melhora, porque havia muita dificuldade para pegar as peças e levar para as oficinas. Com essa liberação, vai ser um grande avanço para a empresa. Foi um atraso significativo. Sempre que precisávamos ir para o Dionísio ou para outros lugares, era complicado. Agora ficou ótimo, só esperando a hora de começar a corrida”, celebrou.

“O impacto é positivo, principalmente para os comerciantes que sofreram tanto. Foram quase dois anos de queda no faturamento. A Heráclito Graça, que vem do Pici, é uma avenida muito conhecida em Fortaleza e não podia ficar mais tempo parada. A obra era para ter sido concluída em seis a oito meses, mas durou quase o dobro. Estamos entregando a obra ainda no primeiro semestre, como o prefeito prometeu em seu primeiro sábado de trabalho, quando esteve aqui”, comentou o secretário da Regional 2, George Lima.

O secretário da Regional 12, Adams Gomes, também celebrou a liberação da via. “Foi uma obra importante, de um ano e meio, marcada por muito sofrimento das pessoas e dos comerciantes da região. Tenho certeza de que vai ajudar. É a principal avenida que liga a Aldeota ao Centro Histórico, e tudo o que estamos fazendo na Regional 12 é voltado para a valorização desse novo momento que o Centro vai viver, especialmente com a chegada dos 300 anos de Fortaleza.”

Drenagem e limpeza do Pajeú

Outro ponto importante da intervenção foi a limpeza do Riacho Pajeú, que recebe a água retida no reservatório, permitindo o escoamento gradual e controlado durante os períodos de chuva intensa. Além do Pajeú, a Seinf realizou a limpeza e a desobstrução de mais de 30 redes de drenagem e de 3 mil bocas de lobo em diferentes regiões da cidade em pouco mais de 100 dias de gestão.

Obras adjacentes

Além da liberação do tráfego, os trabalhos de urbanização continuam nas imediações. A Praça Bárbara de Alencar está em reforma e será revitalizada com novos bancos, lixeiras, meia-quadra de basquete, alambrados e melhorias no piso. O reservatório construído sob a praça segue em fase de acabamento e limpeza, contribuindo para o sistema de drenagem da região.

O secretário André Daher também comentou sobre as intervenções complementares na área.

“A obra adjacente, que é a da praça, continuará normalmente, sem interferir no tráfego. Vamos colocar o tráfego em operação e o acabamento do canteiro central será feito no contraturno. Quando o trânsito estiver mais calmo, daremos continuidade à obra para finalizá-la no menor tempo possível. Mais importante do que obras paralisadas e atrasadas são obras sem recurso. A administração anterior deixou muitas obras prometidas à população, mas sem os recursos necessários para serem executadas. Pegamos um cenário arrasado e já estamos com mais de 60 obras em andamento em todas as regionais, de acordo com as prioridades.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*