Pular para o conteúdo principal

Santos busca empate com Botafogo e conquista Brasileirão Feminino A2 Carol Baiana sai do banco, marca de novo e garante título às Sereias

  O título da Série A2 (segunda divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de 2025 é do Santos .   Neste sábado (30), as Sereias da Vila empataram em 1 a 1 com o Botafogo, na Vila Belmiro, em Santos (SP). Como tinham vencido a partida de ida no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, na última terça-feira (26), as paulistas ficaram com a taça. A  TV Brasil  transmitiu o duelo ao vivo. A conquista premia a melhor campanha do Brasileirão A2. Em 13 jogos, foram dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 24 gols marcados e seis sofridos. A atacante Laryh, com oito gols, foi a artilheira da competição. Além do Santos, subiram à Série A1 (primeira divisão) o vice Botafogo e os semifinalistas Atlético-MG e Fortaleza. Eles ocuparão os lugares dos rebaixados Sport e 3B da Amazônia. Apesar da maior presença ofensiva do Santos, quem chegou ao gol foi o Botafogo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, a atacante Carol caiu após dividida na área c...

Agência UFC: Pesquisadores descobrem mecanismos de ação da luz vermelha sobre células que podem abrir caminho para terapias mais precisas

 Aplicada por atletas como o jogador Cristiano Ronaldo para acelerar a recuperação muscular após os treinos intensos, a luz vermelha já é amplamente usada em clínicas especializadas no tratamento de dores crônicas, de doenças degenerativas e na cicatrização. Contudo, por lacunas ainda existentes no entendimento desse mecanismo, o método ainda gera ceticismo na área médica.

 

Imagem: duas mãos estão próximas a uma luz vermelha
O estudo realizado na UFC teve abordagem integrada e inovadora da terapia, na intenção de compreender melhor os mecanismos biofísicos e bioquímicos da fotobiomodulação (Foto: Ribamar Neto/UFC)

No intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará realizaram uma análise pioneira deste tipo de tratamento e confirmaram que ele, de fato, pode gerar efeitos benéficos ao corpo. Para além disso, os cientistas chegaram a uma conclusão inédita: células diferentes respondem distintamente à luz vermelha. O achado pode abrir caminho para intervenções terapêuticas mais precisas nesse campo.

Chamada de fotobiomodulação, a terapia emprega luz de baixa intensidade para tratar várias condições médicas. O estudo realizado na UFC teve abordagem integrada e inovadora da terapia, na intenção de compreender melhor os mecanismos biofísicos e bioquímicos da fotobiomodulação, em uma parceria entre os departamentos de Física, de Bioquímica e Biologia Molecular, de Biologia e de Fisiologia e Farmacologia.

Os pesquisadores estudaram três linhas celulares, localizadas em diferentes profundidades do organismo: os queratinócitos, que ficam da superfície da pele; os fibroblastos, que se encontram em tecidos conjuntivos como ligamentos e tendões localizados em profundidades intermediárias; e os osteoblastos, que estão na superfície óssea, portanto em locais mais profundos.

“Descobrimos, por exemplo, que fibroblastos aumentam sua mobilidade e flexibilidade, importante para cicatrização; queratinócitos aumentam a rigidez sob certas condições, fortalecendo a barreira protetora da pele; e osteoblastos mostraram pouca resposta biomecânica, coerente com seu papel estrutural”, complementa o professor Jeanlex de Sousa, do Departamento de Física e um dos responsáveis pela pesquisa.

Com isso, o estudo revelou que a terapia com luz vermelha precisa ser ajustada ao tipo celular e à função do tecido. Segundo o professor Jeanlex de Sousa, é possível, por exemplo, ajustar intensidade e duração da exposição à luz vermelha para acelerar cicatrização, melhorar elasticidade de tecidos conjuntivos ou fortalecer barreiras da pele, aumentando significativamente a eficácia clínica das terapias baseadas em luz.

Essas terapias podem ser aplicadas em tratamentos de feridas crônicas, queimaduras, cicatrização pós-operatória, regeneração óssea e até doenças degenerativas.

O assunto é tema de reportagem da Agência UFC, veículo de divulgação científica da universidade. A matéria completa traz informações mais detalhadas sobre como foi feita a pesquisa e quais os potenciais ganhos com as descobertas alcançadas.

Fontes: Jeanlex Soares de Sousa, professor do Departamento de Física - e-mail: jeanlex@fisica.ufc.br / Pesquisador Antônio Vinnie Silva - e-mail: vinnie@fisica.ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.