Pular para o conteúdo principal

Santos busca empate com Botafogo e conquista Brasileirão Feminino A2 Carol Baiana sai do banco, marca de novo e garante título às Sereias

  O título da Série A2 (segunda divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de 2025 é do Santos .   Neste sábado (30), as Sereias da Vila empataram em 1 a 1 com o Botafogo, na Vila Belmiro, em Santos (SP). Como tinham vencido a partida de ida no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, na última terça-feira (26), as paulistas ficaram com a taça. A  TV Brasil  transmitiu o duelo ao vivo. A conquista premia a melhor campanha do Brasileirão A2. Em 13 jogos, foram dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 24 gols marcados e seis sofridos. A atacante Laryh, com oito gols, foi a artilheira da competição. Além do Santos, subiram à Série A1 (primeira divisão) o vice Botafogo e os semifinalistas Atlético-MG e Fortaleza. Eles ocuparão os lugares dos rebaixados Sport e 3B da Amazônia. Apesar da maior presença ofensiva do Santos, quem chegou ao gol foi o Botafogo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, a atacante Carol caiu após dividida na área c...

Contaminantes são encontrados em camarões no Ceará, revela estudo inédito com a Uece

 

Pesquisador da Uece, Luan Fonsêca, em laboratório do PPGNS

Pesquisa internacional realizada em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), revelou a presença de compostos químicos sintéticos, conhecidos como PFAs, em camarões no Ceará. A maior concentração foi identificada no tipo selvagem.

PFAs (substâncias perfluoroalquiladas) são compostos resistentes à água, gordura, calor e manchas. Estão presentes no cotidiano da população em itens como panelas antiaderentes, tecidos impermeáveis e produtos de limpeza. Sua estrutura química impede a degradação no meio ambiente, se tornado motivo de crescente preocupação entre cientistas e autoridades de saúde.

O professor da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece) e pesquisador Luan Fonsêca explica que o estudo comparou amostras de camarões selvagens e de cativeiro. “Nessa pesquisa, foi possível identificar a presença de nove desses compostos nas amostras, sendo dois desses derivados de PFAs reportados pela primeira vez no mundo em amostras de camarão”, destacou.

De acordo com o pesquisador, esse tipo de pesquisa está na vanguarda das análises ambientais e de vigilância sanitária e busca entender como compostos produzidos pelo homem podem ser absorvidos pelos organismos no meio ambiente e chegar ao corpo humano, assim como, possíveis danos que podem causar. “Existem poucos estudos sobre como esses compostos podem influenciar na saúde humana. O que sabemos é que se trata de compostos que não são naturais e hoje eles são encontrados em vários lugares no meio ambiente, em todo o mundo”, afirma Luan.

O estudo desenvolvido com a Uece busca detectar esses elementos em diferentes alimentos, sendo o camarão o primeiro a ser escolhido, considerando sua a relevância desse alimento na cultura alimentar cearense.

A pesquisa acende um alerta para o Brasil, que ainda carece de dados oficiais sobre os níveis de contaminação por PFAs em alimentos e na água. “É um alerta, principalmente, para serem pensadas políticas públicas, pois hoje nós não temos dados sobre o nível de contaminação por esses compostos na água de consumo ou mesmo nos alimentos. Não há também legislação brasileira clara sobre a concentração de PFAs hoje permitidas em alimentos ou em água e, mais do que isso, nós temos poucos laboratórios com infraestrutura capaz de fazer esse tipo de análise”, pontua o pesquisador da Uece.

A preocupação se estende também ao comportamento da população em relação ao uso e descarte de materiais que contêm PFAs, como panelas com revestimento de teflon. O descarte inadequado pode levar esses resíduos ao mar, contribuindo para a contaminação da fauna marinha — e, por consequência, de quem consome esses animais.

No entanto, o pesquisador tranquiliza a população quanto ao consumo do crustáceo. “As concentrações desses compostos nas amostras de camarões são muito pequenas. Não considero que seja um risco real ao consumo moderado, mas é um alerta para o futuro”, conclui Luan.

O estudo, intitulado “Comparison study of PFAS in farmed and wild shrimps from Brazil. Are wild shrimps less contaminated than farmed shrimps?”, foi publicado na revista internacional especializada em composição de alimentos “Journal of Food Composition and Analysis”, sendo desenvolvido por pesquisadores da Uece, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com colaboração da Universidade de Graz/Áustria, Instituto James Hutton/Reino Unido e Universidade de KwaZulu-Natal/África do Sul.

Agora, os pesquisadores ampliam a investigação para outras fontes, como a água de abastecimento e fluidos corporais, com o objetivo de rastrear a origem da contaminação e entender mais sobre a absorção desses compostos pelo organismo humano.

Clique aqui para ler o artigo científico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.