Governo do Ceará realiza Dia D de Vacinação contra Gripe em parceria com prefeituras e Governo Federal
Mantendo o compromisso com a cobertura vacinal do povo cearense, o Governo do Ceará, junto das prefeituras e do Governo Federal, realizou, neste sábado (10), o Dia D Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em ação conjunta com a Prefeitura de Fortaleza, uma mobilização especial aconteceu no Liceu de Messejana, na Capital.
O governador Elmano de Freitas ressaltou o compromisso com as metas de cobertura vacinal. “Nesse Dia D de Vacinação estamos juntos para vacinar o máximo de pessoas. É muito importante que possamos vacinar 100% da nossa população para que possamos evitar doenças, para que possamos ter uma sociedade imunizada. Isso é previnir, é garantir saúde pública para o nosso povo”.
Além do governador Elmano de Freiras, também participaram da ação a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales; a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; a secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela; a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; e outras autoridades.
O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales – que estava representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha – comemorou a adesão da população no Ceará.
“Existe uma ação para trazermos todos, mas principalmente os idosos acima de 60 anos, as crianças dentro da faixa etária colocada, os profissionais de saúde, de segurança, de educação, de transporte, todos estão indicados de participar dessa vacinação”.
Parceria pela imunização
Apesar de ter destaque quando se trata de vacinação, como ser o primeiro estado da Região Nordeste na Vacinação Contra Gripe, o Ceará tem buscado fortalecer cada vez mais as parcerias, com prefeituras e Governo Federal, para um resultado ainda melhor.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ressaltou a importância dessa corrente pelo bem da população. “É importante ressaltar essa parceria entre Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com Governo e Prefeitura. Esse alinhamento fortalece a saúde como um todo e quem ganha é a população”.
O Estado do Ceará, até quinta-feira (8), contabilizava mais de 665 mil doses aplicadas em crianças, gestantes e idosos. Ao todo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já recebeu mais de 2,2 milhões de doses do imunizante, enviadas pelo Governo Federal, e distribuídas aos 184 municípios cearenses. Dentro do grupo prioritário, a meta do Estado é vacinar 90% do público alvo, composto por 3,66 milhões de pessoas.
Ato de amor
Uma das novidades deste ano é que a vacina contra a gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Desta forma, todos os anos esse público pode buscar a atualização vacinal sem a necessidade de aguardar campanhas pontuais.
Quem gostou dessa novidade foi Camile Vitoria, indígena Tapeba, que nas vésperas do Dia das Mães, levou a filha Maria Flor, de 3 anos, para a imunização. Para a mãe, ser responsável e levar a filha para se vacinar é um ato de amor. “A vacinação, seja qual for a vacina, é muito importante, principalmente para nós, indígenas, pela região que a gente mora. Então, a vacina chegar para gente, assim, de fácil acesso, é muito maravilhoso”, comentou Camille.
“Trazer a Maria Flor aqui é um ato de responsabilidade e amor. Para nós, mães de bebês, de 6 meses até 6 anos, é muito importante estar atento à caderneta para estar em dia. Estamos aqui para previnir doenças e isso é maravilhoso”, ressaltou a mãe de Maria Flor.
Vacinação nas escolas
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, falou sobre os desafios para atingir a meta da vacinação no Ceará, mas afirmou que um forte trabalho está sendo feito.
“Este lançamento da vacinação na escola faz parte de uma estratégia para melhorar a cobertura vacinal. Muitas das vacinas que são de duas doses são aplicadas nesse público. Então, estamos levando essas vacinas para dentro das escolas e assim conscientizar nossos adolescentes. Qualquer oportunidade é oportunidade de vacinar e assim conseguimos conquistas nossas metas”, pontuou Tânia Mara Coelho.
Parceira da pasta da Saúde nessa empreitada, a secretária da Educação, Eliana Estrela, destacou a parceria em prol da saúde pública. “Estamos de mãos dadas pela vida. A escola é esse espaço de diálogo, de respeito, de mobilização também. Estamos juntos para fazer com que crianças e jovens se vacinem, e também os nossos professores”.
A estudante do Liceu de Messejana, Jamille Ferreira, destacou a importância de se vacinar. “Eu vim hoje me vacinar, e tomei a vacina da Febre Amarela, e é muito bom saber que as mais diversas vacinas, essa forma de proteção, estão disponíveis para a população”.
A adolescente ainda fez questão de deixar um recado para todos os estudantes do Ceará. “Se vacinem, vão atrás do local de vacinação e coloquem suas vacinas em dia. É um compromisso com todos”, concluiu.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.