Prefeitura de Fortaleza libera vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade
Prefeitura de Fortaleza libera vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade
A aplicação da vacina tem início nesta terça-feira (20/05). O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B
Nesta terça-feira (20/05), a Prefeitura de Fortaleza inicia a aplicação da vacina contra a gripe em todos os fortalezenses acima de seis meses de vida. O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B.
Para receber o imunizante, a população deve buscar um dos 134 posto de saúde da Capital, das 7h30 às 18h30,e apresentar um documento oficial com foto. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nos postos Geraldo Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape) e Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz), das 8h às 16h30.
A vacina da gripe deve ser tomada anualmente devido à constante mutação do vírus. O imunizante protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B) e pode ser aplicado concomitante a outras vacinas. No entanto, a aplicação é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Campanha 2025
A campanha de vacinação contra a gripe iniciou na Capital em 1º de abril. Os primeiros a receberem a dose foram os grupos de maior risco, como crianças, idosos e gestantes,entre outros.
Conforme estabeleceu o Ministério da Saúde (MS), a partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a ficar disponível nos postos de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. O imunizante agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), garantindo proteção permanente para esses públicos.
Influenza
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. A transmissão ocorre, principalmente, por meio do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com objetos contaminados por secreções. Entre os sintomas mais comuns estão: febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.