Pular para o conteúdo principal

Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar preço à indústria Anúncio foi feito pela presidente da estatal

  A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta quinta-feira (3) que a estatal do petróleo quer aumentar o volume de gás natural escoado para a costa, de forma que o combustível possa chegar mais barato às indústrias. “Quanto mais gás a gente conseguir trazer para costa, mais barato será esse gás para a sociedade”, declarou Chambriard, durante apresentação a jornalistas do  pacote de investimentos de mais de R$ 33 bilhões  no refino e na indústria petroquímica no estado do Rio de Janeiro.  O plano de negócios engloba a integração entre a Rota 3, de escoamento de gás natural dos campos de pré-sal da Bacia de Santos, no litoral do Sudeste, unidades petroquímicas e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), todas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Perguntada se os investimentos podem ajudar a baixar o preço do gás natural,  insumo de grande relevância para a indústria, usado tanto como fonte de energia quanto como matéria-prima de produtos como fert...

Com apoio da Prefeitura, Fortaleza recebe 24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

 

Com apoio da Prefeitura, Fortaleza recebe 24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

Os órgãos municipais ofereceram suporte logístico nas áreas de trânsito, segurança, transporte, saúde e limpeza


imagem mostra o público da parada da diversidade na beira-mar
Com o tema “Quem chora por nós?”, a Parada deste ano homenageou as pessoas LGBTQIAPN+ que lutaram e seguem lutando por direitos e visibilidade, muitas das quais já não estão presentes (Fotos: Marcos Moura)

Fortaleza foi palco, neste domingo (29/6), da 24ª edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, evento que reuniu milhares de pessoas na Av. Beira Mar em celebração à diversidade, à resistência e à cidadania. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e contou com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, que ofereceu suporte logístico nas áreas de trânsito, segurança, transporte, saúde e limpeza. O Governo do Estado do Ceará também apoiou a realização do evento. Além do suporte operacional, Prefeitura e Estado também participaram da festa com trios elétricos que contaram com apresentações de DJs em celebração à diversidade sexual.

Com o tema “Quem chora por nós?”, a Parada deste ano homenageou as pessoas LGBTQIAPN+ que lutaram e seguem lutando por direitos e visibilidade, muitas das quais já não estão presentes. A escolha do tema reforça a importância da memória e da continuidade da luta por igualdade e respeito.

“É uma alegria para essa gestão, que está se iniciando, participar de um evento tão grandioso, que celebra o ser e o existir da população LGBT. A pedido do nosso prefeito, todos os órgãos da Prefeitura, AMC, Etufor, Guarda Municipal, Saúde, Meio Ambiente, entre outros, não mediram esforços para assegurar que a Parada acontecesse com ordem e atendesse às expectativas do público”, destacou Narciso Júnior, coordenador municipal da Diversidade Sexual.

“Essa é uma luta diária. Estamos fortalecendo a articulação entre o poder público e a sociedade civil para garantir, juntos, avanços reais nas políticas públicas voltadas à população LGBT de Fortaleza”, concluiu Narciso.

Neste ano, o evento contou com uma novidade: pela primeira vez, o título de Madrinha da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará foi compartilhado entre duas pessoas, Viviane Venâncio Matias e Labelle Rainbow.

Viviane de Oyá, como também é conhecida, é mulher negra e tem 50 anos, sendo trinta deles dedicados ao ativismo pelos direitos de travestis e transexuais. “Eu não sou muito de falar, sou mais de agir. Este ano completei 50 anos de idade e também 30 anos dentro do movimento. São três décadas de luta por melhorias, por saúde e por dignidade para a nossa população. Hoje, estar aqui é só gratidão. Gratidão pelo reconhecimento, por todo o caminho trilhado, por toda a luta. Gratidão também por essa equipe maravilhosa com a qual tenho o privilégio de trabalhar.”

Além de celebrar conquistas, o evento também teve como foco a defesa de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+ idosa, chamando atenção para a necessidade de garantir o direito de envelhecer com dignidade, acolhimento e sem discriminação.

Marcha por igualdade e respeito

mulher trans Lilian Vitória com a sua companheira Nayara Guimarães
A mulher trans Lilian Vitória vai à Parada desde a primeira edição com a sua companheira Nayara Guimarães

“Estamos aqui para impor o nosso respeito. Não é sobre tomar o lugar de ninguém. É sobre ter o nosso espaço, o nosso direito, junto com toda a sociedade. A gente precisa de respeito todos os dias”, comentou a mulher trans Lilian Vitória, que vai à Parada desde a primeira edição com a sua companheira Nayara Guimarães. O evento marca a junção da diversidade sexual, que dentro de si também guarda muitas outras diversidades, como comentou a pessoa não-binária Eros Araújo, estreante na Parada, que gostou de ver pessoas de mais idade no evento.

“Eu acho incrível, porque todo mundo pode ver que tem muita gente na causa, e que essa pauta precisa estar sempre presente. Achei o máximo, até porque tem um monte de sapatão mais velha por aqui, e isso não é algo que a gente costuma ver no dia a dia, sabe? Também tem essa parte de poder envelhecer como pessoas trans, travestis e tudo mais. Isso é muito importante.”

Marcando presença pela primeira vez na Parada, a mulher trans Letícia Marques comentou: “A gente só tem um ou dois dias no ano pra vir aqui, dar a cara a tapa, levantar a voz e pedir respeito. Enquanto isso, o ano inteiro é de violência, de mortes, de descaso contra o meu público, contra a minha classe.”

Bárbara Rodrigues, atual Miss Gay Ceará, também foi ao evento pela primeira vez e contou um pouco da sua história.

“É a minha primeira vez na Parada. Fora do personagem, eu sou gerente de loja. E do ano passado pra cá eu decidi me dedicar à arte do transformismo. Comecei participando de um concurso no bairro e, a partir daí, surgiu a oportunidade de concorrer ao Miss Gay Ceará Oficial, sob a coordenação do Ricardo Dioni. E deu tudo certo, hoje eu sou a Miss Gay Ceará Oficial.”

“A gente precisa acumular direitos, não só dor. A educação tem que ser prioridade. O preconceito tem que ter limite. A discriminação também. Nós queremos acesso ao mercado de trabalho, queremos oportunidades. Queremos dignidade. Por isso, a Parada existe: porque acreditamos que é preciso defender a população LGBTQIA+ como parte da classe trabalhadora também. Viva a diversidade, viva o amor!”, completou Bárbara.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.