Dados foram apresentados durante reunião com o secretariado do Estado, neste sábado (26), em Fortaleza
O Governo do Ceará investiu R$ 1,8 bilhão durante os sete primeiros meses de 2025. O valor supera em mais de R$ 500 milhões o aporte feito dentro do mesmo período em 2024. Ao mesmo tempo, o Estado reduziu sua dívida consolidada líquida para 27,1%, o menor índice desde 2011. Os dados foram apresentados durante reunião do governador Elmano de Freitas com o secretariado estadual, neste sábado (26), em Fortaleza.
“Atingimos o menor índice de dívida consolidada líquida em 14 anos. Esse número é muito importante. Estou muito animado. Essa reunião é para nos animarmos mais, trabalhar mais, não parar mesmo e seguir entregando para o povo cearense. Estamos no caminho certo”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira salientou todo o planejamento realizado para conseguir bons resultados. “Todo trabalho, para ser bem realizado, precisa ser feito com planejamento e também análise. Na reunião, analisamos os primeiros meses do ano e também fizemos o planejamento dos próximos 18 meses. Foram muitas ações expostas e também as devidas diretrizes por parte do governador”.
Secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes lembrou que o crescimento do Ceará é fruto de uma união de forças em prol do povo cearense. “Mostramos números positivos do Estado, reforçando o nosso equilíbrio fiscal, um baixo endividamento. O Ceará continua crescendo, com a arrecadação crescendo, com a economia crescendo. Todos juntos”.
Vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero agradeceu todo o apoio do governador Elmano de Freitas em prol do crescimento e desenvolvimento do Ceará. “De fevereiro para cá rodamos os 184 municípios duas vezes, sabemos como isso demanda muito esforço, mas é algo muito importante. Agradeço muito a todos que fazem a SPS e já adianto que iremos repetir a rodada duas vezes: em outubro e dezembro. Muito obrigada, governador Elmano, pela confiança, dedicação e por nos liderar pelo exemplo”.
Educação
Referência nacional no tema, a educação cearense segue avançando por meio dos diversos investimentos por parte do Governo do Estado. Pelo segundo ano seguido, o Ceará superou os 85% na alfabetização na idade certa, superando em muito a média brasileira, de 59%. Atualmente, 77% da rede estadual do Ensino Médio funciona em tempo integral. A meta, até 2026, é atingir os 100%”.
“Tivemos uma excelente reunião com nosso governador, fazendo o balanço da gestão. Estamos investindo na construção de 138 escolas em tempo integral, muitas já em execução e outras já já iremos dar a ordem de serviço. Até o fim de 2026 teremos a universalização do tempo integral, estamos com bons resultados na alfabetização, pois pelo segundo ano seguido o nosso estado lidera o País no índice de crianças alfabetizadas com 85%. Tudo isso é fruto do trabalho de professoras, professores, diretores, de todo o time da educação do Ceará”, completou Eliana Estrela, secretária da Educação.
Segurança
Desafio nacional e estadual, a Segurança Pública continua sendo prioridade do Governo do Ceará. Elmano de Freitas salientou alguns dados positivos, e lembro que muito trabalho precisa ser feito. “Implantamos 10 bases do Raio, da Polícia Militar do Ceará, e temos mais sete por implementar. Garantimos a contratação de mais profissionais de segurança, além da formação de outros, e também concursos. Reduzimos índices de homicídios, aumentamos as prisões, mas precisamos trabalhar mais para garantir a paz para o povo cearense”.
Titular da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá garantiu que o esforço para melhorar a qualidade de vida dos cearenses não vai parar. “Nós estamos com o primeiro semestre que aponta uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), também reduzimos em 23,9% os crimes contra o patrimônio. Foram mais de 17 mil presos, sendo 1.421 prisões por assassinato, o que representa um aumento de 28,22%. Além disso, também temos focado em componentes de facções criminosas, o aumento de prisões desses membros foi de 45,1%, um total de 904 indivíduos apreendidos. A segurança pública tem contado com apoio irrestrito do governador Elmano. Nossos homens e mulheres cearenses têm dado exemplo de luta em prol da nossa população”, comentou.
Saúde
Na saúde, Elmano de Freitas destacou o aumento do número de cirurgias eletivas no Ceará, parabenizando todo os profissionais da área pelo empenho, mas lembrando que ainda há muito por se fazer. “Fizemos mais de 357 mil cirurgias em dois anos e meio. Antes, a média era de 90 mil procedimentos por ano. Ampliamos o atendimento do câncer no estado, como também estamos levando hospitais para diversos municípios, como Crateús”, disse.
Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho comemorou os avanços na área. “Essa reunião foi extremamente importante, o governador mostrou o balanço do Governo, das ações que estão sendo executadas e o que ainda vamos fazer. Para nós, secretários, é estimulante porque vimos o que estamos fazendo e a boa repercussão disso para a população. Nossa prioridade na saúde é cada vez mais estender a regionalização, é levar o atendimento de alta complexidade para mais próximo dos cidadão, aumentar a realização das nossas cirurgias, fortalecendo as nossas ações nos municípios”, afirmou.
Também presente no encontro, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, comentou os pontos positivos destacados durante a reunião. “O presidente da Alece sempre participa por meio de convite do governador. O governador tem feito essa avaliação a cada seis meses. Acredito que temos mais a comemorar. O Governo tem feito muitas entregas, temos batido recordes de crescimento e seguimos avançando”, finalizou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.