CH-UFC intensifica cirurgias oftalmológicas aos sábados para reduzir filas de espera Com 21 procedimentos realizados nos dias 05 e 12 de julho, Complexo reforça compromisso com a assistência 100% SUS e o ensino
Fortaleza (CE) – Como parte do esforço do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para intensificar a oferta de procedimentos e reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) tem realizado cirurgias também aos sábados. Nos dois primeiros fins de semana de julho, foram feitos 21 procedimentos. No dia 5, o HUWC fez 10 cirurgias de catarata durante o mutirão nacional que mobilizou os 45 Hospitais da Rede Ebserh (essa ação integrou os projetos ‘Ebserh em Ação’ e ‘Agora Tem Especialistas’, e totalizou 501 atendimentos no CH-UFC em diversas especialidades). Já no dia 12, mais 11 intervenções oftalmológicas foram realizadas: nove de catarata e duas de retina.
A catarata é um problema que afeta uma estrutura do olho chamada “cristalino”, responsável pelo foco da visão, gerando baixa visibilidade/embaçamento. Já a retina capta a luz e forma as imagens, e problemas nessa região podem causar comprometimento grave na visão. Por isso, essas cirurgias contribuem para a prevenção da cegueira e para a recuperação da autonomia dos pacientes, explicou a oftalmologista Hissa Tavares. “Sabemos que a baixa visual provocada pela catarata impacta na qualidade de vida e no trabalho das pessoas. Realizar a cirurgia de catarata é trazer a visão de volta aos pacientes, juntamente com a independência para atividades habituais”, afirmou.
Também o oftalmologista Ricardo Marrocos acrescentou que essas ações “são importantes, pois agilizam as filas de catarata e da cirurgia de retina, que são imprescindíveis para a restauração da visão”. Além do impacto assistencial, as cirurgias também são campo de ensino prático para os residentes médicos em Oftalmologia.
Em maio, o Serviço também realizou ações de atendimentos concentrados nos dias 08, 15, 22, 30 e 31, com consultas para marcação de cirurgias e a realização de procedimentos de faco-vitrectomia (trata catarata e problemas na retina de forma simultânea) e de catarata.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.