Complexo Hospitalar do Ceará realiza mutirão com quase 400 atendimentos em saúde no próximo dia 05 de julho Dia “E” da iniciativa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas será realizado nos 45 Hospitais Universitários da Rede Ebserh em todo o país, de forma simultânea. No Ceará, os procedimentos serão no Complexo Hospitalar da UFC com a presença do ministro Camilo Santana e demais autoridades
No próximo sábado (05), haverá o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nos 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em todas as regiões do país. Vinculado à Ebserh, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará - formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) - participará da ação com a realização de cerca de 390 procedimentos, entre cirurgias, exames e demais procedimentos. Ação contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e demais autoridades.
Nos dois hospitais do Ceará, serão atendidos pacientes que aguardam em fila de espera por cirurgia e/ou exame no Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, a ação é para adiantar procedimento de paciente que já aguarda por ele. Não serão atendidos novos pacientes no dia do mutirão. Neste dia, aproximadamente 200 profissionais – médicos, médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos em radiologia, farmacêuticos, entre outros – estarão mobilizados tanto no HUWC como na MEAC para acolher, atender e entregar o melhor resultado em saúde que essas pessoas precisam.
Confira, a seguir, a relação completa dos procedimentos programados para o Dia “E” do Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas no Ceará:
Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC):
Colonoscopias
Manometrias anorretais
Cirurgias orificiais
Cirurgias de catarata
Cirurgias de glaucoma
Escleroses venosas não estéticas (tratamento de varizes e outras doenças venosas)
Exéreses de lesões com reconstrução por retalho (remoção de lesão com reconstrução com pele)
Colecistectomias laparoscópicas
Ultrassonografias
Tomografias computadorizadas
Ecocardiogramas transtorácicos
Holter
Eletrocardiogramas (ECG)
Monitorizações ambulatoriais da pressão arterial (MAPA)
Exames funcionais respiratórios (espirometria, teste da caminhada e pletismografia)
Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC):
Colposcopia
Inserção de DIU hormonal e não hormonal
Histeroscopias ambulatoriais
Ultrassonografia transvaginal
Mamografia
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizados nacionalmente, na Rede Ebserh, 166 mutirões.
A ação deste sábado prevê cerca de 9.500 procedimentos, distribuídos entre 1.000 cirurgias, 1.300 consultas e 7.200 exames em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher. Serão mais de 2 mil profissionais envolvidos nos procedimentos incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e demais especialistas.
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
SERVIÇO:
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas no Ceará
Quando? 05/07
Horário? 9h
Onde? Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.