Na madrugada do dia 8 de julho, terça-feira, seis filhotes de periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus), espécie ameaçada de extinção, foram soltos na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
A ação marcou a terceira soltura de periquitos cara-suja na reserva e representa mais um passo do projeto Refaunar Arvorar, iniciativa que busca reintroduzir aves nativas ameaçadas de extinção no Ceará. Ao todo, oito indivíduos foram soltos durante a madrugada: seis filhotes e dois adultos oriundos de uma apreensão do IBAMA em combate ao tráfico de animais. Quatro dos filhotes nasceram do casal resgatado, e os outros dois foram integrados ao grupo após serem acolhidos de outra ninhada, vinda da região da Serra de Baturité.
Os quatro filhotes em questão nasceram no dia 14 de abril, na própria Serra das Almas, após a chegada do casal de periquitos que foi reabilitado pelo Parque Arvorar, iniciativa do Beach Park voltada à conservação ambiental e educação.
O casal que gerou os filhotes fez parte de um grupo de três periquitos que foram entregues ao Parque Arvorar como fiel depositário pelo IBAMA em setembro de 2024. Após passarem por cuidados veterinários e triagem comportamental, os animais foram direcionados para a Serra das Almas para aclimatação. Foi neste período que a fêmea colocou seis ovos – quatro deles vingaram e se tornaram os primeiros periquitos cara-suja a nascerem na Serra da Ibiapaba em mais de 100 anos.
Neste momento, os filhotes já estão integrados ao bando de aves que já haviam sido soltas no céu da Serra das Almas. A presença desse grupo pioneiro serviu como referência de comportamento e território, permitindo que o tempo de aclimatação dos novos indivíduos fosse reduzido.
Linha do tempo: a cronologia das solturas
O projeto Refaunar Arvorar é uma iniciativa realizada pela Associação Caatinga e pela Aquasis, em parceria com o Beach Park e o Parque Arvorar.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.