Fortaleza Inclusiva reforça o enfrentamento às vulnerabilidades sociais com base nos ODS da ONU Encontro de alinhamento institucional da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) teve como foco a adesão aos ODS na secretaria

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU estão entre as prioridades do Fortaleza Inclusiva, plano da Prefeitura que articula ações para enfrentar vulnerabilidades sociais. Para reforçar as diretrizes do plano e consolidar a implantação dos ODS na Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a vice-prefeita e secretária da pasta, Gabriella Aguiar, e a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, promoveram, nesta quinta-feira (24/7), um encontro de alinhamento institucional com a equipe da secretaria.
Gabriella Aguiar ressaltou que o Fortaleza Inclusiva é um programa de caráter transversal, destacando que o combate às desigualdades demanda protagonismo e responsabilidade social, em sintonia com a Agenda 2030 da ONU. “Os ODS representam um pacto global por justiça social, sustentabilidade e dignidade. E isso está no coração do Fortaleza Inclusiva. Essa é uma agenda de governo, mas, sobretudo, é uma agenda de humanidade. Cada ação nossa tem o poder de mudar vidas”, afirmou.
Ao todo, o plano Fortaleza Inclusiva está estruturado em oito programas estratégicos: Infância Viva Fortaleza; Autonomia Financeira; Atenção às Pessoas com Deficiência; Superação da Situação de Rua; Fortaleza para Todas as Idades; Fortaleza Sem Fome; Saúde que Cuida Fortaleza; e Sustentabilidade e Justiça Climática.
A primeira-dama Cristiane Leitão reforçou o espírito que move o plano, baseado no cuidado com as pessoas e na conexão com os princípios da Agenda 2030. “Tudo que fazemos precisa, acima de tudo, dignificar as pessoas. O Fortaleza Inclusiva é isso: cuidado, acolhimento e a possibilidade real de fazer história ao lado daqueles que mais precisam de atenção e respeito”, pontuou.
Durante o encontro, também foi anunciado que todos os equipamentos da SDHDS passarão por reformas para garantir mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento aos usuários dos serviços da assistência social. A ideia é que os espaços reflitam, na prática, o compromisso da gestão com a inclusão e o respeito à diversidade.
ODS
A Agenda 2030 da ONU é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que também integram a política pública municipal. Entre eles estão: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.