Pular para o conteúdo principal

Santos busca empate com Botafogo e conquista Brasileirão Feminino A2 Carol Baiana sai do banco, marca de novo e garante título às Sereias

  O título da Série A2 (segunda divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de 2025 é do Santos .   Neste sábado (30), as Sereias da Vila empataram em 1 a 1 com o Botafogo, na Vila Belmiro, em Santos (SP). Como tinham vencido a partida de ida no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, na última terça-feira (26), as paulistas ficaram com a taça. A  TV Brasil  transmitiu o duelo ao vivo. A conquista premia a melhor campanha do Brasileirão A2. Em 13 jogos, foram dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 24 gols marcados e seis sofridos. A atacante Laryh, com oito gols, foi a artilheira da competição. Além do Santos, subiram à Série A1 (primeira divisão) o vice Botafogo e os semifinalistas Atlético-MG e Fortaleza. Eles ocuparão os lugares dos rebaixados Sport e 3B da Amazônia. Apesar da maior presença ofensiva do Santos, quem chegou ao gol foi o Botafogo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, a atacante Carol caiu após dividida na área c...

Hospital São José é referência no Ceará em tratamento de hepatites virais

 

Ambulatório de Hepatites Virais do HSJ trata, principalmente, os tipos B e C

Uma descoberta por acaso. Foi assim que Clarice Santiago [nome fictício], 37 anos, moradora de São Gonçalo do Amarante, foi diagnosticada com hepatite B. Há 15 anos, durante a gravidez do segundo filho, um dos exames de rotina deu positivo para a infecção viral. Desde então, Clarice é acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“Passei um bom tempo fazendo exames, acompanhando a evolução da doença, depois comecei a tomar medicação. Após sete anos de acompanhamento, tive outra gestação. Quando meu terceiro filho nasceu, a hepatite entrou em remissão, mas ainda estou em tratamento medicamentoso. Costumo vir para cá a cada seis meses para fazer o monitoramento da doença”, comenta Clarice.

Unidade especializada em doenças infecciosas é referência no estado

As hepatites, assim como muitas outras infecções virais, frequentemente são assintomáticas, dificultando o diagnóstico. No Brasil, existem casos de quatro tipos de hepatites virais: A, B, C e D. Em muitos casos, os indivíduos infectados desconhecem a condição, o que reforça a importância da conscientização e do diagnóstico precoce. Um único teste rápido pode ser suficiente para o diagnóstico.

De acordo com Elodie Hyppolito, médica hepatologista do HSJ, a maioria dos casos diagnosticados hoje não se contaminou agora. “A vacina da hepatite B entrou para o calendário obrigatório das crianças há aproximadamente três décadas. Então, todo mundo que nasceu antes disso não foi imunizado sistematicamente. Por conta disso, a transmissão vertical de mãe para filho aconteceu bastante. 40% dos pacientes que são diagnosticados na idade, geralmente, de 50 anos, na verdade, pegaram quando criança, lá atrás, quando não havia o pré-natal. Mas nós ainda temos crianças com menos de 5 anos que são contaminadas de mãe para filho, no útero, no momento do parto ou na amamentação, de mulheres que não fizeram o pré-natal corretamente”, comenta a especialista.

Ambulatório especializado

No Ceará, o Hospital São José é referência no tratamento dessas doenças. O Ambulatório de Hepatites do HSJ trata, principalmente, os tipos B e C. A instituição recebe mais de 80% dos casos de hepatite C, que é a mais letal de todas, e grande parte dos casos de hepatite B, de todo o estado. Em 2024, foram atendidos 969 casos de hepatites virais. E de janeiro a julho de 2025, o ambulatório já atendeu 461 pacientes com a infecção.

“Estima-se que menos de 20% dos casos de hepatite C do Ceará estejam diagnosticados. Hoje, nós trabalhamos com um percentual de 0,2% a 0,3% da população cearense que tem hepatite C crônica. Isso equivale a mais ou menos 30 mil cearenses contaminados. Deste número, apenas cerca de 2.500 estão sendo tratados com o novo tratamento que é realmente eficaz, um tratamento simples, com um ou dois comprimidos, por 12 a 24 semanas. Ele é gratuito no SUS, não tem efeito colateral e a cura é de 95% a 100%”, explica a hepatologista Elodie Hyppolito.

De acordo com a especialista, apenas 26% dos pacientes tratados no Hospital São José são do interior do estado. Um dado que merece atenção, tendo em vista que o teste rápido é ofertado para todos os municípios do Ceará. “A hepatite é uma condição negligenciada no Brasil como um todo. Isso é muito ruim e grave, porque a maioria das pessoas com a doença tem mais de 20 a 30 anos, e 30% desses não diagnosticados já são cirróticos, e quando descobrem, já estão com câncer de fígado avançado”, destaca Elodie.

A enfermeira Thatiana Pereira, Coordenadora do Ambulatório do HSJ, explica que, para ter acesso aos serviços ambulatoriais do HSJ, os pacientes precisam ser encaminhados. “Os pacientes realizam os testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios do interior em que são residentes e são encaminhados para o HSJ. Ao chegar aqui, o paciente passa por uma triagem realizada pela equipe de enfermagem, que solicita os exames necessários. A coleta é realizada no mesmo dia e os resultados saem num prazo de 15 a 30 dias, no qual o paciente retorna para notificação e encaminhamento à primeira consulta com um médico especialista. Os pacientes residentes em Fortaleza são encaminhados das policlínicas”, orienta.

Informação

Para o médico gastroenterologista e hepatologista do HSJ, Éder Janes Guerra (foto), a desinformação ainda é um grande problema na luta contra as hepatites. “Acredito que muitas pessoas não recebem um diagnóstico devido à falta de informação. Trata-se de uma infecção frequentemente assintomática. A pessoa pode se infectar e, na maioria dos casos, não apresentar sintomas. Consequentemente, a infecção pode ser transmitida, pois é uma infecção sexualmente transmissível, além de poder ser transmitida por outros meios, como o compartilhamento de objetos cortantes ou o uso de drogas injetáveis. Essa situação é agravada pela desinformação generalizada na população. É uma infecção altamente recorrente, com riscos potenciais significativos, incluindo a progressão para cirrose e o desenvolvimento de câncer no fígado”, afirma.

De acordo com o especialista, a utilização de preservativos é crucial, não apenas para prevenir a hepatite B, mas também outras infecções sexualmente transmissíveis. “O compartilhamento de objetos perfurocortantes é outro fator de risco difícil de controlar. Diabetes mal controlada e ferimentos abertos, embora menos comuns, também podem facilitar a transmissão da hepatite B, especialmente em ambientes domésticos, por meio do contato com indivíduos infectados”, diz.

Outros fatores de risco incluem a realização de tatuagens em condições inadequadas, como em ambientes públicos, utilizando equipamentos não esterilizados e com reuso de agulhas. Essa prática, no passado, contribuiu para a disseminação da infecção.

Ação educativa alusiva à campanha Julho Amarelo

Ações educativas ocorreram por todo o mês

A equipe multiprofissional do HSJ realizou neste mês de julho uma ação educativa alusiva à campanha do Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais. A atividade consistiu em um encontro informativo, realizado na recepção do ambulatório, com o objetivo de instruir os pacientes.

Na ocasião, foram utilizadas ilustrações e um dado com perguntas relacionadas ao tema. Os pacientes eram convidados a jogar o dado, respondendo às perguntas propostas. Os profissionais presentes complementavam a dinâmica com orientações sobre cada questão. O intuito é enfatizar a importância da prevenção das hepatites.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.