Pular para o conteúdo principal

Weverton falha, Palmeiras perde para Chelsea e dá adeus ao Mundial Estêvão dá esperança para o Verdão no segundo tempo, mas falha do goleiro palmeirense encerra campanha na Copa do Mundo de Clubes

  O Palmeiras perdeu para o Chelsea por 2 a 1, pelas quartas de final do Mundial de Clubes, nesta sexta-feira (4), no Lincoln Financial Field, e deu adeus à competição. PUBLICIDADE Com gols de Cole Palmer e Weverton contra, os Blues seguem na competição e vão encarar na semifinal o Fluminense,  que bateu o Al-Hilal , na próxima terça-feira (8), às 16h (de Brasília). CNN Brasil 

Julho: como será o clima no Brasil? A previsão indica redução das chuvas na parte central do País

 A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica predomínio de chuvas próximas à média em grande parte do País (tom em cinza no mapa da Figura 1a). Em áreas do norte da Região Norte, oeste do Paraná e nordeste do Rio Grande do Sul, a tendência é de chuvas abaixo da média (tom em amarelo no mapa da Figura 1a). Já em áreas pontuais dos extremos oeste, norte e nordeste do país, são previstas chuvas acima da média (tom em azul no mapa da Figura 1a).

Para a Região Norte, são previstas chuvas mais localizadas no leste do Acre, extremo noroeste do Amazonas e em áreas do norte do Pará. Em contrapartida, a previsão indica chuvas abaixo da média climatológica em praticamente todo o estado do Amapá e na divisa de Roraima com o Amazonas. Nas demais áreas da região, os volumes previstos devem ficar próximos à média histórica, período em que, climatologicamente, já se observa uma redução das chuvas.

Para a Região Nordeste, são previstas chuvas acima da média histórica no norte do Ceará, sudoeste da Paraíba, leste e centro de Pernambuco e nordeste de Alagoas, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm. No restante da região, a previsão indica volumes de chuva próximos à média. Ressalta-se que, no interior nordestino, normalmente tem-se a redução das chuvas durante esta época do ano.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstos volumes de chuva próximos à climatologia, com acumulados inferiores a 50 mm. Em localidades do sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul, podem ocorrer chuvas ligeiramente acima da média.

Para a Região Sul, são previstas chuvas acima da média no centro-leste do Paraná e sul do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem ultrapassar os 130 mm. Já em áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, são previstas chuvas abaixo da média. Nas demais áreas da região, são previstos acumulados próximos à média histórica.


Temperatura


A previsão indica que as temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o país (tons laranja e vermelho no mapa da Figura 1b), especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e oeste da Região Nordeste. Destaque para o centro-sul do Pará, norte e sudoeste do Mato Grosso, onde as temperaturas podem alcançar até 2°C acima da média, além da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde as temperaturas podem variar entre 25°C e 28°C. 

No leste da Região Nordeste e norte da Região Sudeste, a previsão é de temperaturas acima da média para todos os estados, com áreas pontuais próximas à climatologia. As temperaturas devem variar entre 24°C e 26°C.Já em áreas do sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do leste de São Paulo, as temperaturas podem ficar acima de 16ºC e em áreas de maior altitude podem ocorrer declínio da temperatura e formação de geadas, devido a incursão de massas de ar frio.

A Região Sul deve apresentar temperaturas acima da média no centro-norte do Paraná, enquanto que no sudoeste do estado as temperaturas devem ficar próximas à média, assim como o estado de Santa Catarina (tom em cinza no mapa da Figura 1b). No Rio Grande do Sul, devem predominar temperaturas abaixo da média, com médias de temperatura podendo ficar abaixo dos 15°C (tom em azul no mapa da Figura 1b). Áreas pontuais no oeste do Paraná e no centro de Santa Catarina também podem apresentar valores abaixo da média. Além disso, em áreas de maior altitude podem ocorrer declínio da temperatura e formação de geadas.


Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de julho de 2025.


Possíveis Impactos nas culturas agrícolas


Considerando o prognóstico climático do INMET para Julho de 2025 e seus possíveis impactos nas principais culturas, a previsão de aumento das temperaturas e menor regularidade das chuvas podem comprometer as culturas permanentes e as pastagens no centro-sul do Pará, especialmente nas áreas com baixa reposição hídrica. Também há risco para o desenvolvimento de culturas irrigadas com alta demanda evaporativa. 

As chuvas previstas acima da média em áreas da região do SEALBA (região que abrange Sergipe, Alagoas e Bahia) podem beneficiar a safra do feijão e do milho terceira safras. Na região do MATOPIBA (região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o risco de estresse hídrico é maior, sobretudo para as lavouras de milho que estão em fase de floração.

Na Região Centro-Oeste, a escassez de chuvas ao longo do mês pode favorecer as atividades de colheita do milho segunda safra e do algodão, assim como a colheita de café e cana-de-açúcar na Região Sudeste. Entretanto, as altas temperatura e a baixa umidade relativa aumentam a demanda evaporativa, o que requer a necessidade de um manejo cuidadoso do solo. Embora a previsão aponte temperaturas acima da média para estas regiões, não se descarta a possibilidade de declínio da temperatura e formação de geadas, que podem causar danos pontuais ao milho segunda safra ainda em estádio reprodutivo, mas também favorecer o trigo em fase inicial de desenvolvimento.

Na Região Sul, a ocorrência de chuvas durante o mês de julho pode dificultar a semeadura e o estabelecimento inicial dos cultivos de inverno. Além disso, a previsão de temperaturas mais baixas aumenta a probabilidade de geadas, que podem representar risco às culturas mais sensíveis, como hortaliças e frutíferas.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.