Com foco em promover e intensificar a sensação de segurança para os foliões que frequentam o evento, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou, nesta quarta-feira (23), o planejamento operacional para o Fortal 2025, micareta que ocorre nos dias 24 a 27 de julho, em Fortaleza. Ao todo, 995 profissionais das Forças de Segurança do Ceará atuarão nos quatro dias da festividade. As informações foram repassadas nesta quarta-feira (23), em coletiva de imprensa, em um hotel no bairro Moura Brasil, em Fortaleza.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com o apoio de 863 policiais militares, distribuídos nos dias do evento. Serão empregadas equipes do 1º e do 5º Comando Regional da Polícia Militar (1º e 5º CRPM) e dos comandos de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia de Choque (CPChoque), do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac); dos Batalhões de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e de Policiamento Turístico (BPTur). O patrulhamento também será realizado por policiais militares a pé e sobre cavalos, com composições do Regimento de Polícia Montada (RPMont).
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) destinará um total de 52 policiais civis, de quinta (24) a domingo (27). Um Posto Avançado da PCCE estará dentro do evento para o registro de Boletins de Ocorrência (BOs) e de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), além de conter a Tenda Lilás e atendimento para o Programa Meu Celular. As ocorrências com flagrantes serão encaminhadas para o 2º Distrito Policial (2º DP), delegacia plantonista que receberá ocorrências relacionadas ao evento. Com apoio das equipes que atuam na Operação égide, a PCCE estará auxiliando no patrulhamento ostensivo nas adjacências do evento.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) disponibilizará 32 bombeiros militares para atuar, conforme necessário, durante os quatro dias do Fortal.
“De um modo geral, as Forças de Segurança do Ceará e do município contará com um número ainda mais expressivo. Serão mais de dois mil profissionais engajados na Operação Fortal 2025. Esse ano, também contaremos com o trabalho de agentes de inteligência, que vão auxiliar nas apurações e no patrulhamento nas imediações do Fortal”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho.
Tenda Lilás
Durante os quatro dias de evento, um espaço de acolhimento para mulheres e para o encaminhamento de ocorrências por importunação sexual estará disponível. No local, ações educativas sobre ocorrências de homofobia, lgbtfobia ou de gênero também serão realizadas. Uma equipe do Comando de Proteção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE e policiais civis auxiliarão nas ações de prevenção.
“Meu Celular”
Para facilitar a recuperação de aparelhos celulares em caso de perda, furto ou roubo, o estande da PCCE também auxiliará os foliões no atendimento do Programa Meu Celular. O intuito é cadastrar os celulares no site www.meucelular.sspds.ce.gov.br, disponibilizado pelo Governo do Ceará.
Estiveram presentes na coletiva representantes da SSPDS e de suas vinculadas: o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS; delegado Harley Filho; o comandante do Comando de Policiamento de Especializado (CPE) da PMCE, coronel Nibio Araújo; o delegado Clever Farias, da PCCE; e o coronel Gledson Rodrigues, do CBMCE. Além de representantes de outros órgãos, forças amigas e realizadores do evento.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.