*Marquise Infraestrutura avança com a Transnordestina no Ceará*
_Em ritmo acelerado, o projeto promete transformar a logística do Nordeste. A iniciativa mobiliza milhares de profissionais e investimentos bilionário_
Na próxima sexta-feira, 18, o presidente Lula estará no Ceará anunciará a liberação de mais R$ 1,4 bilhão para a continuidade das obras da Ferrovia Transnordestina — o maior projeto de infraestrutura em execução no Brasil atualmente. No Ceará, a Marquise Infraestrutura é a responsável pela implantação de todos os trechos da ferrovia no estado, conduzindo com excelência técnica uma obra estratégica para o futuro logístico do país.
O programa da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), controlada pelo Grupo CSN e apoiado por recursos federais operados pela Sudene e pelo BNB, já recebeu R$ 8 bilhões em investimentos e terá mais R$ 5 bilhões aplicados até sua conclusão. A ferrovia interligará polos produtivos do Nordeste, criando um corredor de escoamento moderno, eficiente e competitivo.
“Estamos vivendo um momento histórico. A Transnordestina não transportará apenas cargas: trará esperança, progresso e inaugura um novo capítulo para a economia do Nordeste”, afirma Renan Carvalho, presidente da Marquise Infraestrutura. “No que depender da nossa capacidade técnica e do esforço das nossas equipes, entregaremos tudo dentro do prazo. É um compromisso nosso com o país”, reforça.
A Marquise Infraestrutura está à frente da etapa mais desafiadora do projeto, que inclui a execução de passagens de nível, escavações, transporte de rochas, implantação de sistemas de drenagem, terraplenagem e a construção de pontes e viadutos. “A Marquise Infraestrutura é uma empresa que entrega resultados. Fomos responsáveis pela expansão do Porto do Pecém e, atualmente, lideramos obras de grande porte, como a Dessal — maior planta de dessalinização para consumo humano da América Latina — e as barragens de Pedreira e Duas Pontes, em São Paulo”, completa Renan.
Com conclusão prevista para 2027, a Transnordestina terá 1.200 quilômetros de trilhos cruzando o Sudeste do Piauí, o Nordeste da Bahia, o Oeste de Pernambuco e o Ceará — este último, um dos estados mais beneficiados pela iniciativa.
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