Operação Vapos: Receita e Polícia Federal desmantelam rede de contrabando e venda ilegal de cigarros eletrônicos no RN e CE Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e ações semelhantes se intensificarão no estado.
AReceita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira (2) a Operação Vapos, com objetivo de coibir e reprimir a distribuição e venda ilegal de cigarros eletrônicos, cigarros e tabaco flavorizados além de cigarros contrabandeados nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
Foram cumpridos treze mandados de busca e apreensão, sendo nove no Rio Grande do Norte (Natal, Parnamirim e Pipa), dois no Ceará (Aracati) e dois em São Paulo (Capital e Guarulhos). As buscas foram realizadas em uma rede de lojas que atua nos estados do Nordeste, além de endereços residenciais nos três Estados.
Os cigarros eletrônicos e os cigarros flavorizados são proibidos no Brasil pela Anvisa e costumam ser produto de contrabando exatamente como os cigarros estrangeiros. Além desses produtos, também foram apreendidos celulares, computadores, documentos contábeis e agendas. Os produtos contrabandeados serão destruídos após os procedimentos fiscais cabíveis e os demais bens apreendidos serão analisados para prosseguimento das investigações.
O contrabando desses produtos pode levar a uma pena de cinco anos de reclusão, além de multa. Esse comércio ilegal representa risco à saúde da população e atraí a prática de outros delitos.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e ações semelhantes se intensificarão no estado.
A operação desta quarta-feira é resultado da cooperação na ação conjunta a Polícia Federal, a Receita Federal, como também a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a qual reforça o compromisso das instituições no enfrentamento ao contrabando e à proteção da sociedade.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.