Prefeito Evandro Leitão entrega Areninha do CRB, na Sapiranga Além da construção do equipamento, também foi realizada pavimentação em piso intertravado nas ruas do entorno

O prefeito Evandro Leitão entregou, nesta sexta-feira (4/7), a Areninha do CRB, tradicional espaço da comunidade da Uruca, no bairro Sapiranga. Executadas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, as obras incluíram o gramado do campo, novo vestiário, paisagismo, bancos, lixeiras, arquibancadas, acessibilidade com rampas e piso tátil. Também foi realizada pavimentação em piso intertravado nas ruas Isabel Barbosa e Michael Marques de Melo, somando mais de 1.000m² de área. O investimento foi de R$ 3 milhões.
"Cada Areninha movimenta toda a população que mora no entorno, contribui para o crescimento da economia, proporciona lazer para as crianças e os jovens, e é um espaço de convivência e socialização para toda a família. Nós retomamos mais de 80 obras que estavam paralisadas quando iniciamos a gestão, inclusive essa. É uma demanda antiga aqui da comunidade, e eu estou muito feliz de entregar ela hoje", afirmou o prefeito Evandro Leitão.

O titular da Secretaria do Esporte e Lazer (Secel) Anderson Pinheiro endossou o discurso do prefeito destacando a importância da Areninha para a comunidade. "Esse é um equipamento que vai beneficiar tanto as pessoas que vão jogar no campo quanto os outros moradores aqui da região. É uma obra para toda a comunidade e que inclui também a pavimentação das ruas do entorno. Além disso, os projetos de incentivo ao esporte da Prefeitura, como o Atleta Cidadão, também vão funcionar nesta areninha," afirmou o secretário.
O campo recebeu grama sintética e a área total de intervenção é de 7.557,81 m².
A nova Areninha do CRB também teve a iluminação totalmente renovada, com instalação de postes novos de 12 metros de altura, 32 projetores, para ampliar o alcance da luminosidade na área, e 17 luminárias de LED, garantindo uma maior visibilidade e aproveitamento do espaço para a prática esportiva. O serviço foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Durante a inauguração, enquanto colocava na fritura uma porção das batatas fritas para vender aos frequentadores do local, a ambulante Diana Ferreira de Souza relembrava a situação do campo antes da construção da Areninha. "Era uma tristeza muito grande, o campo era muito alagado, com muito mato. A comunidade queria vender lanches mas não podia porque não tinha como trazer os times para jogar. Os jogadores sofriam muito aqui, eram seis meses jogando aqui e seis meses fora. Agora nós estamos no céu, está maravilhoso," comparou, acrescentando que já existe programação de jogos para o novo equipamento.
A empregada doméstica Alice Jerônimo Ayres e o filho Gael, também moradores da comunidade, precisavam andar cerca de 30 minutos para que ele jogasse futebol na Areninha mais próxima. Com a entrega da Areninha do CRB, a caminhada em busca do esporte passará a ser de cinco minutos. "Ele está feliz demais, tanto que já está lá dentro jogando. Traz mais conforto pra ele e mais tranquilidade pra gente", contou.
Para Ana Paula Rodrigues, a Areninha é como se fosse o quintal de casa. Basta abrir a porta dos fundos para se deparar com o equipamento. Para ela, a nova estrutura muda a rotina, ao proporcionar lazer para os filhos; e melhora a saúde da família, que não precisará mais conviver com lama, poeira e mato alto que antes tomavam conta do local em boa parte do ano; além de garantir mais mobilidade e segurança na travessia até o outro lado do campo."No inverno era lama, muita lama, e a gente não tinha acesso ao outro lado. Quando paravam as chuvas os moradores limpavam, tiravam o mato, mas ainda era na terra. Agora mudou 100%. Meus filhos aproveitam tanto que não querem nem voltar pra casa na hora de dormir".
As intervenções integram o compromisso da gestão em ampliar o acesso ao esporte, ao lazer e à convivência comunitária em todas as regionais da cidade.
História da Areninha do CRB
O Campo do CRB, como é conhecido pelos moradores, foi criado em março de 1990, a partir da iniciativa de três moradores apaixonados por futebol e pelo coletivo: Raimundo, Berim (in memoriam) e Cacau. O espaço para jogos era pavimentado em terra.
Ao longo do tempo, o local se consolidou como referência não só para os moradores da Sapiranga, mas também para bairros vizinhos
Antes da construção da Areninha, o campo só podia ser utilizado durante metade do ano, porque alagava durante o período de chuvas. A obra foi iniciada e paralisada na gestão anterior, e o espaço estava sem condições de uso até a retomada realizada pela atual gestão.
A Areninha CRB abriga o projeto social IMD, comandado por Alan, o veterano time do Cruzeirinho, de Cláudio, e o tradicional time do CRB, que continua sob o olhar atento de Raimundo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.