Prefeito Evandro Leitão firma acordo de cooperação ambiental com a UFC A iniciativa visa ações conjuntas de mapeamento de áreas verdes, habitação e urbanização sustentável

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, assinou, nesta terça-feira (1/7), um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco em ações ambientais. A parceria prevê ações integradas de mapeamento das áreas verdes da cidade, estudos sobre habitação e projetos voltados à urbanização sustentável.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância da colaboração com a comunidade acadêmica. “A UFC tem um saber técnico e institucional imenso, com profissionais altamente capacitados. Tenho certeza de que essa expertise pode contribuir muito para tornarmos Fortaleza uma cidade mais feliz, mais sustentável e mais atenta às necessidades da população, especialmente àquelas pessoas que muitas vezes são invisibilizadas pela gestão pública tradicional”, afirmou.

Evandro também detalhou as frentes de trabalho da parceria. “A previsão é realizarmos uma avaliação detalhada das áreas verdes da cidade, assim como um estudo aprofundado sobre todos os assentamentos precários existentes em Fortaleza, incluindo as ocupações irregulares. O objetivo é que, a partir desses diagnósticos, a Prefeitura possa desenvolver intervenções que promovam mais dignidade e qualidade de vida para essas comunidades”, concluiu.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, ressaltou o compromisso da Universidade com a cidade e celebrou a parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
“Estamos colocando à disposição da Prefeitura de Fortaleza todo o nosso aparato científico nas áreas de manejo de áreas verdes, recursos hídricos, limpeza de lagoas e açudes. O acordo de cooperação assinado hoje representa uma mudança significativa: é a formalização de uma parceria sólida entre a UFC e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Secretaria de Meio Ambiente da UFC. Colocamos à disposição um verdadeiro exército de cientistas, professores e estudantes para contribuir com a melhoria da cidade”, afirmou Custódio.
João Vicente, titular da Seuma, reforçou a importância das parcerias institucionais para o avanço da agenda ambiental.
“Quando assumimos a gestão ambiental em janeiro, ficou claro que seria necessário firmar parcerias estratégicas. Buscamos o apoio de empresários, do terceiro setor e da academia por entendermos que é um privilégio contar com diferentes saberes e experiências. Nenhuma política pública se sustenta sozinha: ela precisa do envolvimento da população, da produção de conhecimento e da colaboração entre setores”, afirmou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.