Prefeitura de Fortaleza garante acessibilidade para PcDs no Fortal 2025 com Camarote da Inclusão Esta foi a primeira vez que a gestão municipal garantiu um espaço exclusivo para pessoas com deficiência na festa

A Prefeitura de Fortaleza deu mais um passo na construção de uma cidade mais inclusiva ao implantar, pela primeira vez, uma estrutura acessível durante o Fortal 2025, realizado entre os dias 24 e 27 de julho. A ação garantiu conforto, autonomia e segurança para pessoas com deficiência em um dos maiores eventos de férias da capital cearense. A iniciativa contou com o apoio do Espaço Girassol, projeto de inclusão e acessibilidade idealizado pela primeira-dama Cristiane Leitão.
O evento contou com o Camarote da Inclusão, exclusivo para PcDs, viabilizado pela Prefeitura em parceria com os organizadores do Fortal. O espaço ofereceu acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de contar com monitores especializados, intérpretes de Libras, instrutores de apoio e estrutura adaptada.
“É a primeira vez que Fortaleza participa do Fortal de maneira inclusiva, com um espaço adaptado e totalmente voltado para as pessoas com deficiência. Isso mostra que, cada vez mais, os PcDs podem participar da folia”, comentou Celso Farias, coordenador executivo da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Copedef).
Ao longo dos quatro dias de festa, 80 pessoas com deficiência foram atendidas pelo camarote e participaram da programação acompanhadas por seus responsáveis, em um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo.
Leiriane Rodrigues, que tem baixa visão, contou que essa foi a primeira vez que voltou ao Fortal após se tornar uma pessoa com deficiência. “Há dois anos e meio, perdi minha visão, então não vinha mais. Mas agora temos essa oportunidade de ter acessibilidade e inclusão nos eventos. Isso mostra a importância da nossa participação e representa um avanço para todos os PcDs.”
A designer de moda Maria Matos, que já havia ido ao Fortal em outras edições, afirmou que estar em um espaço adaptado fez toda a diferença na experiência. “Antes era bem difícil, tinha muitas escadas. Eu ficava quase pendurada nas grades para conseguir ver alguma coisa. É complicado viver em um mundo que não é adaptado para a gente, que não nos dá liberdade para ir e vir. Com um espaço assim, a gente se sente incluída. Está nota 10.”
A gestora de inclusão Lívia Vasconcelos também celebrou a iniciativa. “Sempre vim ao Fortal, desde a infância, mas com um espaço como esse me sinto mais segura e confortável. Em festas como essa, a pessoa com deficiência precisa planejar tudo: onde estacionar, onde estão as rampas de acesso, como será a segurança. Ter um camarote acessível, pela primeira vez, é uma honra.”
Halleluya 2025
Durante o Festival Halleluya 2025, realizado de 23 a 27 de julho, a Prefeitura de Fortaleza também garantiu acessibilidade com a implantação do Espaço da Calma, voltado especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ambiente sensorial controlado contou com luzes suaves, abafadores de som, materiais lúdicos e equipe capacitada para oferecer acolhimento e bem-estar, respeitando as necessidades específicas desse público. O uso do espaço foi livre, permitindo que cada pessoa acessasse o local conforme sua demanda.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.