Visita ao Sana amplia horizontes de estudantes da Rede Municipal de Ensino Prefeitura está levando 10 mil alunos para participar da segunda edição do Sana 2025, o maior festival geek do Norte e do Nordeste
Um universo de jogos, personagens e aventuras se abre aos olhos de milhares de crianças e adolescentes. A experiência de visitar o maior festival geek do Norte e do Nordeste está animando as férias escolares de 10 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Os alunos participam da segunda edição do Sana 2025, que começou nesta sexta-feira (18/07), e segue até 20 de julho, no Centro de Eventos do Ceará. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), proporciona acesso gratuito ao festival e oferece vivências culturais fora da sala de aula que estimulam o protagonismo estudantil.
Nesta edição, 170 escolas municipais do 5º ao 9º ano foram selecionadas para participar do festival, que conta com uma operação logística articulada entre a SME e os seis Distritos de Educação. O planejamento envolve transporte, lanche, blusa personalizada e o acompanhamento de profissionais em todo o trajeto e permanência dos estudantes.
De acordo com a secretária executiva da Educação, Ana Christina Silva, a visita dos estudantes ao evento contribui para enriquecer as suas visões de mundo. Os benefícios se refletem também no aumento do interesse demonstrado por eles em sala de aula.
“Trazer nossos alunos para viver essa experiência extraordinária amplia os horizontes deles. Eles entram em contato com universos de arte de tecnologia, e isso faz parte de inclui-los em um mundo diferente daquele em que vivem, para que enxerguem a vida de outras formas. Aprender vai além dos muros da escola, e nós temos que propiciar essas vivências”, ressalta.
Daniel Braga, presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira, entidade realizadora do SANA, considera como fundamental a parceria com a Prefeitura.
“Culminou de nos 25 anos do Sana estarmos fazendo o maior evento, principalmente no tocante aos nossos projetos de impacto social. O Geek Ação, projeto que traz os jovens das escolas públicas e das ONGs, está batendo um novo recorde, trazendo 35 mil jovens só nessa edição. A iniciativa começou com uma parceria com a SME, em 2016. Naquela edição, a Secretaria trouxe 600 alunos, agora são 10 mil, então é um sucesso”, avalia.
Maria Luiza Freitas, aluna do nono ano da Escola Municipal Godofredo de Castro Filho, no bairro Cais do Porto, definiu que, em uma escala de zero a dez, a própria empolgação com o evento chegava a mil.
“Eu estou muito feliz de estar aqui vivendo essa experiência. Estou muito animada. Eu fiz de tudo para vir hoje, porque é uma experiência nova pra mim”, celebra.
Aluno do oitavo ano da Escola Municipal de Tempo Integral José Carvalho, no bairro José de Alencar, Izequias Machado Bezerra considera a ida ao Sana como um reconhecimento pela dedicação aos estudos. “A escola está proporcionando coisas para os alunos. Tem alguns alunos que não podem ter essa experiência por conta própria, e a escola está proporcionando isso. É uma coisa ótima.”
No evento, os estudantes escolhem o que mais querem acompanhar. Izequias estava animado para ver os “cosplayers”, pessoas fantasiadas de personagens de obras ficcionais, como os animes. “Eu acho muito legal pessoas que se esforçam para montar coisas para se parecer com o personagem. Não só uma roupa, mas a personalidade.”
Sana celebra 25 anos com atrações nacionais e internacionais
Em 2025, o Sana completa 25 anos como um dos principais festivais de cultura pop e geek do Brasil. A segunda edição conta com uma agenda especial, reunindo fãs de anime, mangá, videogames e outras expressões da cultura pop. Entre as atrações confirmadas estão o ator norte-americano Tom Welling, conhecido por interpretar Clark Kent na série Smallville; a atriz canadense Erica Durance, que deu vida a Lois Lane em Smallville e à médica Alex Reid em Saving Hope; o cantor japonês Ayumi Miyazaki, famoso por temas do anime Digimon; além dos brasileiros Diogo Defante, LVCAS Inutilismo e o influenciador Matheus Machado.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.